A enfermagem fica no centro das
reflexões dos Fóruns Permanentes

25/09/2012 - 12:20

/
Mesa de autoridades

Mesa de autoridades

Público lota do auditório da FCM

Público lota do auditório da FCM

A professora Denise Pires

A professora Denise Pires

Os diferentes aspectos relacionados à prática da enfermagem na atenção básica e na urgência e emergência foram objetos de reflexão na edição dos Fóruns Permanentes - Esporte e Saúde, evento realizado nesta terça-feira (25) no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Pela manhã, ocorreu a cerimônia de abertura, seguida de uma palestra e de um painel que tiveram como tema principal “O processo de enfermagem e o processo de trabalho”.

Durante a solenidade de abertura, os integrantes da mesa de autoridades destacaram a importância do encontro, por entenderem que ele contribui para o debate em torno do aperfeiçoamento da enfermagem no país. O presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de São Paulo, Mauro Antonio Dias da Silva, considerou que a melhoria do ensino na área é um dos desafios a serem superados. Segundo ele, na década de 90 houve uma explosão de cursos de qualidade duvidosa, que trouxeram diversos transtornos para a categoria e a sociedade.

“Quando nós assumimos o Coren, em janeiro deste ano, havia cerca de 800 denúncias registradas de erros de profissionais. Somente em 2012, foram instalados 300 processos para investigar possíveis erros. Ou seja, estamos errando, mas conseguindo identificar nossos erros. O próximo passo é incentivar os enfermeiros a certar cada vez mais”, disse. Em sua palestra, a professora Denise Pires, da Universidade Federal de Santa Caterina (UFSC), lembrou que a enfermagem é ao mesmo tempo um trabalho, uma profissão e um campo do conhecimento científico.

Além de falar sobre as normas, leis e procedimentos que permeiam a atividade profissional, ela enfatizou que antes de tudo a enfermagem está voltada ao cuidado do ser humano, seja no tratamento de uma doença, seja na promoção da saúde. Conforme a docente, entre os principais desafios que se colocam para a enfermagem estão a produção de novos conhecimentos e a adoção da interdisciplinaridade na construção desses saberes.

Promovidos pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), os Fóruns Permanentes tem por proposta fomentar o desenvolvimento cultural, social e econômico do país, através do intercâmbio de experiências e pesquisas feitas por profissionais e estudantes da Unicamp e profissionais de outras instituições da sociedade. No caso desta edição, o evento contou com a realização do Congresso Científico dos Estudantes de Enfermagem (CoCEnf) e do Centro Acadêmico de Enfermagem (CAE). Também participaram da organização o Departamento de Enfermagem da FCM, a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e o Grupo de Estudo e Pesquisas em Educação e Práticas em Enfermagem e Saúde (GEPEPES).