Parceria com Michigan prevê
cooperação acadêmica e científica

25/09/2012 - 16:30

/
Assinatura do memorando de entendimento

Assinatura do memorando de entendimento

Cerimônia com representantes das instituições

Cerimônia com representantes das instituições

Reunião com autoridade de Arizona

Reunião com autoridade de Arizona

A Unicamp assinou na terça-feira (25) um memorando de entendimento com a Universidade de Michigan (UM), dos Estados Unidos (EUA). O objetivo é formar parceria para a cooperação acadêmica e científica entre as duas instituições. Localizada na cidade de Ann Arbor, no estado de Michigan, a UM está entre as 20 instituições melhores colocadas nos últimos rankings divulgados pela publicação britânica Times Higher Education (THE). 

O memorando foi assinado pelo reitor da Unicamp, Fernando Ferreira Costa, e pela reitoria da UM, Mary Sue Coleman. A cerimônia ocorreu na sala de reuniões da reitoria da Unicamp. Também participaram, o coordenador-geral da Unicamp, Edgar Salvadori De Decca; o coordenador adjunto da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori), José Pissolato Filho; e os assessores Maurício Aguiar Serra e Anne Hélène Fostier. Pelo lado norte-americano estiveram presentes os docentes Mark Tessler, Rui Caulfield, Jesse Hoffnung-Garskof, Don Scavia, Michele Heisler, Gary Hammer e Maria Carmen de Mello Lemos. 

Na ocasião, o reitor da Unicamp destacou aos visitantes a importância da Universidade no cenário nacional e o interesse cada vez maior da instituição no que diz respeito ao seu processo de internacionalização. Do mesmo modo, a reitora da Universidade de Michigan demonstrou  disposição para futuros acordos. O memorando assinado pelas duas autoridades afirma o valor da colaboração internacional entre as instituições, estabelecendo que sejam promovidos mutuamente projetos de pesquisas; troca de publicações e relatórios; e o intercâmbio de experiências entre docentes, pesquisadores e alunos. 

Universidade do Arizona
Outra instituição de ensino norte-americana, a Universidade do Arizona (UA), igualmente enviou um de seus representantes à Unicamp em busca de parcerias. O docente Nicholas Ferdinandt, diretor do Centro de Inglês como Segunda Língua, foi recepcionado pelo assessor da Cori, Maurício Aguiar Serra. 

De acordo com Maurício Serra, o colega do Arizona também leva um memorando propondo parcerias que inclui o intercâmbio entre alunos e pesquisadores das duas instituições. O assessor da Unicamp ressaltou ainda que a UA possui destaque nas áreas de engenharia, ótica e recursos naturais.