Professor Chico é homenageado por Reitoria
e alunos ao deixar a coordenação do ProFIS

28/09/2012 - 16:20

/
Da Reitoria, uma placa

Da Reitoria, uma placa

Dos alunos do Profis, paçoca

Dos alunos do Profis, paçoca

Camila e Rariane: discurso emotivo

Camila e Rariane: discurso emotivo

O reconhecimento dos alunos

O reconhecimento dos alunos

Maria Inês Rosa, a nova coordenadora

Maria Inês Rosa, a nova coordenadora

O professor Francisco Magalhães Gomes, o Chico, que está deixando a coordenação do ProFIS (Programa de Formação Interdisciplinar Superior), foi surpreendido com uma homenagem da Reitoria e dos alunos da primeira turma do programa, no final da manhã desta sexta-feira, na sala do Consu. Principal responsável pela implantação do projeto inovador que está servindo como referência para outras instituições do Brasil e do exterior, Chico, que foi obrigado a se afastar das pesquisas desde setembro de 2010, deixa o cargo para a professora Maria Inês Petrucci Rosa, da Faculdade de Educação.

O ProFIS é um novo curso de ensino superior da Unicamp, voltado a estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas de Campinas. São 120 vagas reservadas para aqueles que obtêm as melhores notas do Enem em cada escola. A primeira turma, que está completando dois anos formação geral, vai ingressar em 2013 nos cursos regulares de graduação da Universidade, sem necessidade de passar pelo vestibular.

Francisco Gomes, docente do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc), considera que a primeira etapa de implantação do ProFIS está cumprida. “Já temos todas as disciplinas oferecidas e duas turmas de ingresso. Está na hora de deixar a coordenação para outra pessoa que se encarregue da segunda etapa, que é de consolidação e mesmo de expansão do curso, bem como da solução de alguns problemas que persistem. Acho que o ProFIS já vingou. Se tivesse dúvidas, talvez não saísse do cargo. É um programa inovador em todos os sentidos, seja de inclusão social, seja de inserção da ideia da formação geral dentro da Universidade. Foi uma experiência sensacional, a melhor coisa que fiz na Unicamp.”

Rariane Valéria Teresa da Silva, uma das escolhidas para discursar pelos alunos, enalteceu o jeito simples do professor, a lousa incrivelmente organizada e as paçocas com que adoçava as aulas de matemática. “Quando a gente sonha algo tão grande como o ProFIS  é preciso que muitas pessoas abracem esse sonho. O professor Chico é certamente uma das pessoas que mais apostou no nosso curso, uma das pessoas que mais se doou. São momentos e gestos como esses que enriquecem a nossa vivência, despertando o desejo de sermos profissionais de alto nível e pessoas de imenso valor.”

Outra aluna, Camila Aparecida Pereira, lembrou que a maioria dos ingressantes no ProFIS chega com uma carência muito grande de conhecimento. “E você, com todo o seu amor e carinho, tentou suprir todos esses anos de carência que passamos no ensino público. A suavidade na sua voz, a paçoca por participação na aula, a maior parte das suas férias de verão perdida para que nós não desistíssemos de tudo, são exemplos disso: amor de pai para com seus filhos”, declarou Camila, antes de o coordenador ser presenteado pela turma com um pote de paçoca.

O reitor Fernando Costa lembrou que quando fez seu estágio de pós-doutorado na Universidade de Yale (EUA), duas coisas chamaram a sua atenção: os laboratórios invadidos por alunos do secundário, que faziam pesquisas juntamente com os pós-graduandos; e a formação geral demonstrada pelos alunos de medicina, capazes de discutir não apenas casos clínicos, mas também relacionados com história, arquitetura, economia ou artes. “Isso me marcou. Mas o sucesso das iniciativas depende da dedicação e da persistência de muitas pessoas. Hoje temos o programa Ciência nas Férias em todo mês de janeiro. O Profis é um projeto vitorioso e eu tenho esperança de que o Estado inteiro possa adotá-lo de maneira racional.”

O professor Marcelo Knobel, pró-reitor de Graduação, brincou que os alunos do ProFIS já viraram estrelas, recebendo repórteres e alunos dos Estados Unidos para conversar. “Isso porque é um programa realmente diferente no mundo. Temos uma equipe acompanhando cada passo dos alunos, sendo que a ideia é fazer isso por quinze anos, para ver aonde vocês vão parar. Queremos mostrar que a formação geral realmente faz a diferença. A próxima etapa também é nova para nós, que vamos aprender como fazer a transição dos egressos do Profis para os diversos cursos de graduação da Unicamp.”

A nova coordenadora, Maria Inês Petrucci Rosa, disse que a homenagem dos alunos a Francisco Gomes é uma evidência da interação que ele promoveu durante sua gestão. “Para mim, fica uma grande responsabilidade e ao mesmo tempo uma alegria, pois o Profis reúne duas características inovadoras: a inclusão social e também a formação curricular integrada, dentro da perspectiva contemporânea. Fui professora do ensino médio em escolas públicas durante 18 anos e isso significa um reencontro o universo que marca muito a minha identidade profissional.”

Comentários

Poxa, eu gostaria tanto de ter ido. O Chico foi o melhor coordenador e é o melhor professor que já tive o prazer de conhecer!!!
Muito Obrigado Chico!

Email: 
mateus.barandas@hotmail.com