Unicamp perde artista
plástico Álvaro de Bautista

28/09/2012 - 15:50

Ubaldo Álvaro Bautista Brejo

O artista plástico espanhol e um dos fundadores do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, Ubaldo Álvaro de Bautista Brejo, faleceu na madruga de sexta-feira (28) na cidade de Campinas. Ele estava internado há cerca de 50 dias no Centro Médico da cidade. Seu corpo será velado a partir das 16 horas no Cemitério da Saudade, em Campinas, seguindo depois para o Crematório de São Paulo. Bautista deixa uma filha que reside na Espanha.

Álvaro de Bautista foi engenheiro naval e artista plástico. Em 1976, a convite do fundador da Unicamp, Zeferino Vaz, deixou Madrid, onde vivia, para criar o curso de Artes Plásticas da Universidade. Bautista foi um dos idealizadores do laboratório de Estudos e Pesquisas em Artes e Ciências (Lepac), com sede em Paraty, município do Rio de Janeiro.

O professor Carlos Fernando Andrade Salgueirosa, coordenador do Lepac, lamentou o falecimento do docente. “Em nome do Comitê Administrativo do Lepac lamentamos o falecimento do estimado professor Álvaro, um dos idealizadores desse Laboratório de Extensão em Paraty e responsável pela sua criação junto ao Instituto de Artes em dezembro de 2006”.

Abaixo, algumas reportagens produzidas pelo Jornal da Unicamp relacionadas à Álvaro de Bautista
Laboratório reúne ciência e arte em Paraty
Alma brasileira ancora nos portos de Bautista

Comentários

O conheci como pintor na casa de meu irmão Márcio, em uma festa dada pela Cecília, minha cunhada, em Barão. Ficamos amigos, conversamos longamente. Depois reencontrei-o em Campinas e Paraty. Uma energia, vitalidade, que lhe dava o ar de ser eterno. Gostava de arte, mar , veleiros. A última vez que o vi em 2009 (?), tinha acabado de cruzar o Atlântico em seu veleiro, chegara a Paraty. Alem da arte e do mar, amava muito a vida, os vinhos e a graça das companhias femininas. Se foi, Álvaro ! provavelmente para o Sol!

Email: 
passos@iar.unicamp.br

Só posso agradecer ao enérgico professor com quem aprendi meus limites. O humor era tambem matéria de suas aulas, quem não se lembra da " nubia de nosferato", hahaha, critica aos nossos desenhos pálidos. Deixara saudade e uma obra imortal. Obrigado mestre.

Não há como agradecer a generosidade de maestro, grande homem, grande personalidade, idealista ao extremo e um tanto sonhador. Eu o conheci em 2002, quando ingressei na Unicamp. Lembro de ter sentado no fundo da sala, com medo dos ares espanhóis de maestro, que no final, eram inofensivos. Uma perda imensa. Não há palavras.

La noticia no está del todo correcta, deja una hija y dos nietas en Madrid, hermana y dos sobrinos en Uruguay.
Gracias a todos por vuestras palabras.

Lamentamos a perda do Professor "De Bautista", amado mestre, profundo conhecedor da arte e de seus métodos, escultura ou desenho, pintura ou engenharia naval. Um homem dedicado ao ensino e um realizador nato. Enérgico e sensível ao mesmo tempo, remou muitas vezes contra a maré. Tido como antiquado por alguns, leva consigo seu legado, genuíno e admirável. Foi uma figura ímpar e quem pôde conviver com ele, principalmente em suas aulas, jamais se esquecerá. "Lo Leandro" agradece, de coração. Descanse amigo.

Email: 
assisled@gmail.com

Grande mestre! Uma pena a sua morte prematura. Suas aulas emanciparam inúmeros pintores Brasil afora, eu sou um deles. Ainda soa irreal a sua morte, ele passava muita vitalidade. Eu sempre visualizei o Álvaro com mais de 100 anos contando suas histórias e piadas. A vida toma caminhos estranhos.

Email: 
andreguilles@hotmail.com