Aluna da FCM ganha prêmio em congresso
de Urgências e Emergências Pediátricas
02/10/2012 - 11:40
- Text:
- Images:Divulgação
- Images Editor:

A sextanista do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Taís Rizzoli acaba de receber um prêmio na sessão de temas livres do I Congresso Paulista de Urgências e Emergências Pediátricas, realizado em São Paulo. Vinte e cinco trabalhos concorreram. Trata-se de um trabalho de iniciação científica, do qual ela é bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Unicamp. O seu objetivo era detectar a prevalência de infecções bacterianas em menores de 90 dias. Assinam o trabalho com ela os docentes Andréa Fraga, André Morcillo e Marcelo Reis, além de seu orientador, o pediatra Emílio Baracat. Esse foi o primeiro trabalho científico que Taís produziu.
O prêmio, em dinheiro, foi concedido pela Sociedade Paulista de Pediatria pela sua pesquisa, em Pediatria, abordando as infecções bacterianas em bebês de três meses com febre sem sinais localizatórios. Segundo a autora, os protocolos atuais indicam uma investigação sobremodo agressiva na abordagem a esses pacientes. A conduta, explica ela, consiste em solicitar exames laboratoriais, raios-X de tórax e coleta de urina, entre outras medidas. Pela prática obtida no atendimento à Pediatria da Unicamp, a autora do estudo e colaboradores não tinham essa mesma visão acerca do assunto. “Vimos que de fato os quadros não eram graves e que não havia necessidade de coleta indiscriminada de exames”, constatou.
A graduanda comenta que ter realizado esse trabalho ajudou-a a se aprofundar justamente na área que gosta. "Aprendi muito sobre o assunto e compreendi melhor essa área de pesquisa. Fiquei muito feliz com a importância dada ao meu trabalho e imagino que iremos contribuir muito com a conduta dos nossos pacientes", enfatizou.