Museu de Ciências
abre duas exposições

09/10/2012 - 14:40

/
O reitor visita a exposição Pátio Clima Tempo

O reitor visita a exposição Pátio Clima Tempo

Globo com projeção esférica, atração de uma das mostras

Globo com projeção esférica, atração de uma das mostras

Autoridades descerram placa de inauguração

Autoridades descerram placa de inauguração

Público interage com objetos da mostra Matemateca

Público interage com objetos da mostra Matemateca

O Museu Exploratório de Ciências da Unicamp inaugurou na manhã desta terça-feira (9) a exposição permanente Pátio Tempo Clima e a mostra temporária Matemateca. A primeira é composta por instrumentos que exploram conceitos relacionados às medições de fenômenos atmosféricos e as diferenças entre tempo e clima. A segunda conta com objetos interativos que ajudam a explicar os conceitos matemáticos que são aplicados no cotidiano das pessoas. A cerimônia, presidida pelo reitor Fernando Ferreira Costa, contou com a participação de professores, estudantes e funcionários.

De acordo com o diretor do Museu, professor Marcelo Firer, a exposição Pátio Tempo Clima foi montada com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Localizada ao ar livre, a mostra é constituída por instrumentos como pluviômetro (registra a quantidade de chuva) e heliógrafo (mede o período e a intensidade da incidência solar), entre outros aparelhos.

O grande destaque, porém, é um Globo que dispõe de uma tela de projeção esférica que mostra a Terra a partir de diferentes aspectos. Através de imagens reais geradas por satélites é possível visualizar, por exemplo, a passagem de um furacão por determinadas regiões do planeta ou o comportamento das ondas dos oceanos. “O Pátio Tempo Clima dialoga muito diretamente com outra exposição permanente do Museu, a Praça Tempo-Espaço, que aborda conceitos relacionados com a passagem do tempo e de localização geográfica”, afirmou.

Ainda segundo Firer, além das visitas agendadas, que ocorrem durante toda a semana, o Museu também passará a receber, a partir desta semana, visitas espontâneas, sempre às quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h. “Nestes dias, qualquer pessoa pode visitar os nossos espaços e interagir com os instrumentos e objetos de nossas exposições”, completou a diretora-associada do Museu, professora Laura Leticia Ramos Rifo.

Matemateca
A mostra Matemateca, concebida por professores do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, tem caráter itinerante e permanecerá instalada no Museu até 15 de dezembro. Ela é composta por mais de 30 objetos que demonstram vários conceitos matemáticos. Entre eles estão o cone ascendente, o tabuleiro de Galton e os poliedros. “Esta é certamente a exposição matemática mais legal do Brasil”, considerou o diretor do Museu.

Ao falar sobre a inauguração das duas exposições, o reitor Fernando Costa destacou que o Museu Exploratório de Ciências é um projeto estratégico para a Unicamp. Segundo ele, trata-se de uma unidade dedicada a divulgar a ciência, promovendo a aproximação desta com a comunidade. “Num país em que o governo e a sociedade não dão a devida importância à ciência, esse trabalho se reveste de fundamental importância. Não por outra razão, o Museu tem servido de referência para outras universidades brasileiras”, pontuou.

As escolas interessadas em agendar uma visita às duas novas exposições podem fazer contato com o Setor Educativo do Museu pelo telefone (19) 3521-1810 ou pelo e-mail setoreducativo@reitoria.unicamp.br.