Delegação da Universidade de Notre Dame,
EUA, visita a Unicamp para explorar parcerias

19/10/2012 - 16:00

/
Peter Kilpatrick e Fernando Costa

Peter Kilpatrick e Fernando Costa

Comitiva de Notre Dame visita a Unicamp

Comitiva de Notre Dame visita a Unicamp

Comitiva da Anglia Ruskin na sala da PRPG

Comitiva da Anglia Ruskin na sala da PRPG

O reitor da Unicamp, professor Fernando Costa, recebeu nesta sexta-feira representantes da Universidade de Notre Dame, EUA, que estiveram pela manhã no campus de Campinas para juntos avaliar a possibilidade de desenvolver acordos de cooperação e explorar oportunidades de parcerias, além de intercâmbio bilateral de alunos e pesquisadores, sobretudo nas Engenharias.

Fernando Costa recebeu os visitantes na sala de reuniões do Gabinete da Reitoria introduzindo um breve panorama sobre a Universidade de Campinas e abordou a sua estratégia para atingir a internacionalização. O pró-reitor de Pós-Graduação, professor Euclides Mesquita Neto, fez uma apresentação do histórico da Universidade, seus indicadores de qualidade e a sua vantajosa posição dentro do polo tecnológico da região de Campinas.

A comitiva veio composta dos diretores das áreas de Engenharia daquela universidade Peter Kilpatrick, Rob Nerenberg, Tracy Kijewski e Leticia Foerster, responsável pelo escritório da Notre Dame em SP, que se encontraram ainda com o diretor da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) Alberto Serpa, com o assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) Eduardo Miranda e com a assessora da Pró-Reitoria de Pós-Graduação Gabriela Celani. Nesta visita, o grupo também fez um tour pelos laboratórios das Faculdades de Engenharia Elétrica e de Computação (Feec) e da Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC).

A Universidade de Notre Dame, de tradição católica, está situada em South Bend, Indiana, numa área metropolitana em que residem mais de 300 mil pessoas. A instituição possui por volta de 12 mil estudantes, sendo 8.500 na pós-graduação e o restante na graduação. Soma cinco departamentos e figura hoje na 17ª posição do ranking das melhores universidades do US News & World Report.

 Anglia Ruskin
A Unicamp também recebeu na manhã desta sexta-feira (19) a visita de dois representantes da Anglia Ruskin University, do Reino Unido. Tom Walsh, diretor da área de Assuntos Internacionais, e Marina Boz, professora de Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional da instituição estrangeira, foram recepcionados pelo assessor da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori), Maurício Aguiar Serra, e pelo diretor do Instituto de Artes (IA), Esdras Rodrigues da Silva.

Os visitantes vieram discutir a possibilidade da definição de cooperações entre as duas universidades, principalmente nas áreas de artes e naquelas ligadas a negócios e administração. De acordo com o professor Maurício Serra, o encontro foi muito positivo. “Tivemos a oportunidade de apresentar a Unicamp aos representantes da Anglia Ruskin, assim como eles puderam nos oferecer detalhes daquela instituição. Vamos continuar aprofundando as conversações, com o objetivo de criarmos condições para o estabelecimento intercâmbios de estudantes e pesquisadores”, afirmou o assessor da Cori.

Conforme Maurício Serra, os visitantes estrangeiros também demonstraram interesse em conhecer mais detalhes do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), iniciativa do governo federal que tem por finalidade internacionalizar a ciência brasileira. A Anglia Ruskin University é uma das maiores universidades do Reino Unido. A instituição tem campi instalados em Cambridge e Chelmsford e conta com cerca de 30 mil estudantes. Mantém cursos como Gestão de Negócios, Economia Empresarial e Ciências Biomédicas, entre outros.