Crianças da Emei Agostinho Páttaro
ganham paredinha de escalada da FEF
22/10/2012 - 08:30
- Text:
- Images:Divulgação

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) “Agostinho Páttaro”, no distrito de Barão Geraldo, acaba de ganhar uma ‘paredinha’ de escalada. A inauguração ocorreu no último dia 8. A iniciativa, que parte do Grupo de Estudos em Educação Física no Desenvolvimento Infantil (GEEFIDI) da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, deverá beneficiar as 340 crianças atendidas pela instituição na faixa etária de três a cinco anos. Os materiais e equipamentos foram adquiridos com recursos do Faepex. Segundo o professor Ademir de Marco, responsável pelo GEEFIDI, a escalada será coordenada pelos alunos de graduação da Faculdade e deve atrair o interesse das crianças e motivá-las para a prática de atividades físicas.
Para a construção da paredinha, foi feita uma adaptação de uma parede já existente no teatro de arena da instituição (que ficou com aproximadamente sete metros de extensão e cerca de quatro metros de altura) e foram implantados parafusos, que receberam agarras - a estrutura em que os pés dos escaladores se apoiam. Por serem crianças, estas agarras receberam cores para criar um visual mais agradável e descolado.
Mas a prática de escalada para crianças de três a cinco anos requer muitos cuidados no quesito 'segurança'. Para isso, as agarras foram instaladas a uma altura aproximada de 50 cm do solo, atingindo somente um metro e meio de altura. Também foram colocados colchões para respaldar as crianças em caso de quedas. Estas estratégias permitirão que a escalada seja segura e que o praticante não desenvolva medos excessivos, informa Ademir.
O incremento é fruto de estudos e projetos que o professor desenvolve atualmente com alunos de graduação e de pós-graduação, em conjunto com o GEEFIDI, tendo como foco a Educação Infantil. O objetivo é promover a interação de diversas áreas da Educação Infantil, como a música, as artes, a natureza e as diversas linguagens. “Vimos na escalada a possibilidade de oferecer a atividade física de maneira lúdica, prazerosa e com alto nível de motivação para as crianças”, conta ele.
A Emei contemplada sempre representou um diferencial pelas suas instalações, sendo a única escola de Educação Infantil do município que possui piscina, por exemplo. Também agrega diversos espaços que permitem a manutenção de horta, estufa com herbário, além de ser ricamente arborizada, explica Ademir.
A escalada foi um desdobramento da parceria com a escola, fazendo a interação da Universidade com a comunidade. A ideia foi oferecer uma atividade inovadora que motivasse as crianças para a prática de atividade física, sobretudo com o crescimento da obesidade infantil no mundo e em níveis preocupantes.