GGTE facilita uso de tecnologias
pelos professores da Unicamp
24/10/2012 - 16:00
- Text:
- Images:
- Images Editor:
“Deveria ter assistido este vídeo para dar minha aula hoje!”. Assim lamentou, na forma de comentário, uma professora após ter visto o Internetês, filme que explica o modo alternativo utilizado, sobretudo pelos mais jovens, para grafar o português oral. O vídeo foi produzido pelo Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) da Unicamp a partir de conteúdo sugerido pelo docente Marcelo El Khouri Buzzato, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). A produção é rica na didática e utiliza como exemplo a “tradução” para o internetês do cancioneiro popular Trem das Onze, de Adoniram Barbosa.
O filme foi editado para o curso de português do Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor). É um exemplo de como as tecnologias podem estar à disposição da criatividade dos professores da Unicamp, ilustra José Armando Valente, coordenador do GGTE. “As tecnologias estão ocupando os novos espaços e as salas de aulas. Oferecer suporte ao uso de tecnologia para as disciplinas de graduação, pós-graduação e extensão tem sido uma busca das atividades do GGTE”, divulga o especialista e professor do Instituto de Artes (IA) da Universidade.
O vídeo Internetês foi formulado com o auxílio da ferramenta Tooldo, criada em 2011 pelo GGTE. O mecanismo, que permite o desenvolvimento de material navegável para a internet a partir de proposta feita pelos próprios docentes da Unicamp, está disponível no novo site do órgão, reformulado no segundo semestre deste ano. “Futuramente queremos que esta ferramenta, por enquanto restrita aos professores da Unicamp, seja aberta, de modo que uma escola ou mesmo outra universidade possa usá-la para a produção de conteúdo. Todo material para o Redefor foi feito com o auxílio dela”, revela Armando Valente.
Ainda de acordo com ele, o novo site possui algumas áreas customizáveis. Tal recurso permite que o usuário altere o layout da página conforme o seu gosto. Junto com a reformulação do portal, a equipe do GGTE produziu um vídeo institucional que mostra como os projetos de tecnologias educacionais podem ser viabilizados.
Conteúdos educacionais
Armando Valente salienta também que o GGTE foi responsável, ao lado da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), pela concepção na Unicamp do Open Course Ware (OCW), portal que hospeda conteúdos educacionais em formato digital, originários de disciplinas de cursos de graduação da Universidade. Com o lançamento do OCW em 2011, a Unicamp passou a ser a primeira universidade pública do país a disponibilizar um portal gratuito de conteúdos educacionais.
Missão
Instituído em 2010, o GGTE está subordinado às pró-reitorias de Pós-Graduação e de Graduação. Foi criado com o objetivo de promover ações institucionais relacionadas ao desenvolvimento do ensino a distância, com a mesma credibilidade e excelência dos cursos presenciais oferecidos pela Unicamp.