Delegações da Universidade de Alberta e
do ETH Zurich se reúnem com a Unicamp
26/10/2012 - 15:10
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Duas reuniões na manhã desta sexta-feira trouxeram para a Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) representantes da Universidade de Alberta (UA), Canadá, e do ETH Zurich (Instituto Federal de Tecnologia de Zurique), Suíça, que vieram a Campinas com o objetivo de buscar parcerias com a Unicamp, que hoje está inteiramente aberta para o processo de internacionalização.
A comitiva de Alberta veio composta pelo responsável regional (Américas) pelas relações internacionais daquela universidade Cristian Gonzalez-Paez, além da cúpula acadêmica integrada por Hanne Ostergaard, Richard Schulz, Carlos Flores-Mir e John Seubert.
Na Unicamp, eles foram recebidos numa das salas da Diretoria Geral da Administração (DGA) pelos assessores da Cori Fábio Trindade Maranhão Costa e Maurício Aguiar Serra, pelo professor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) Alexandre Augusto Zaia e pela geneticista da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Íscia Cendes.
O grupo discutiu três aspectos em particular: as pesquisas de excelência da Unicamp, as oportunidades de cooperação para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas e articulações em programas de duplo diploma, cotutela, entre outros. Saiu com algumas propostas para apresentar à direção da UA. De acordo com Fábio Trindade, este foi um primeiro contato com a área de Saúde da Unicamp e que, apesar disso, a delegação canadense mostrou-se interessada em uma futura cooperação temática envolvendo as neurociências, para projetos colaborativos, já que, como a Unicamp, aquela Universidade tem um destacado hospital. Localizada na cidade de Edmonton, a Universidade de Alberta é reconhecida como uma das melhores do Canadá.
ETH
Bárbara Becker, do ETH, foi recepcionada pela professora Anne-Hélène Fostier na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Graduação (PRG). Ela veio com o propósito de participar de um workshop que ainda contou com a presença da professora Barbara Teruel, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri); do professor Yoon Kil Chang, diretor associado da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA); e do professor José de Assis Fonseca Faria, também da FEA.
O ETH já tinha visitado a Unicamp e tinha acordado a realização desse workshop a fim de conhecer áreas para possível cooperação, entre elas a área de precisão e instrumentação, automação e controle de processos agroindustriais da Feagri; a área de cereais, raízes e tubérculos da FEA; e a área de embalagens também da FEA.
O ETH é uma universidade pública que integra o grupo das melhores universidades da Europa. Foi fundada em 1855, possui 16 departamentos e pouco mais de 17 mil alunos.