Delegações da Universidade de Alberta e
do ETH Zurich se reúnem com a Unicamp

26/10/2012 - 15:10

/
Delegação da Universidade de Alberta

Delegação da Universidade de Alberta

Delegação da Universidade de Alberta

Delegação da Universidade de Alberta

Barbara Becker, do ETH

Barbara Becker, do ETH

Reunião na PRG

Reunião na PRG

Duas reuniões na manhã desta sexta-feira trouxeram para a Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) representantes da Universidade de Alberta (UA), Canadá, e do ETH Zurich (Instituto Federal de Tecnologia de Zurique), Suíça, que vieram a Campinas com o objetivo de buscar parcerias com a Unicamp, que hoje está inteiramente aberta para o processo de internacionalização.

A comitiva de Alberta veio composta pelo responsável regional (Américas) pelas relações internacionais daquela universidade Cristian Gonzalez-Paez, além da cúpula acadêmica integrada por Hanne Ostergaard, Richard Schulz, Carlos Flores-Mir e John Seubert.

Na Unicamp, eles foram recebidos numa das salas da Diretoria Geral da Administração (DGA) pelos assessores da Cori Fábio Trindade Maranhão Costa e Maurício Aguiar Serra, pelo professor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) Alexandre Augusto Zaia e pela geneticista da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Íscia Cendes.

O grupo discutiu três aspectos em particular: as pesquisas de excelência da Unicamp, as oportunidades de cooperação para o desenvolvimento de pesquisas conjuntas e articulações em programas de duplo diploma, cotutela, entre outros. Saiu com algumas propostas para apresentar à direção da UA. De acordo com Fábio Trindade, este foi um primeiro contato com a área de Saúde da Unicamp e que, apesar disso, a delegação canadense mostrou-se interessada em uma futura cooperação temática envolvendo as neurociências, para projetos colaborativos, já que, como a Unicamp, aquela Universidade tem um destacado hospital. Localizada na cidade de Edmonton, a Universidade de Alberta é reconhecida como uma das melhores do Canadá.

ETH
Bárbara Becker, do ETH, foi recepcionada pela professora Anne-Hélène Fostier na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Graduação (PRG). Ela veio com o propósito de participar de um workshop que ainda contou com a presença da professora Barbara Teruel, da Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri); do professor Yoon Kil Chang, diretor associado da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA); e do professor José de Assis Fonseca Faria, também da FEA.

O ETH já tinha visitado a Unicamp e tinha acordado a realização desse workshop a fim de conhecer áreas para possível cooperação, entre elas a área de precisão e instrumentação, automação e controle de processos agroindustriais da Feagri; a área de cereais, raízes e tubérculos da FEA; e a área de embalagens também da FEA.

O ETH é uma universidade pública que integra o grupo das melhores universidades da Europa. Foi fundada em 1855, possui 16 departamentos e pouco mais de 17 mil alunos.