Bill Nichols faz palestras na Unicamp


Com apoio da Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e do Programa de Pós-graduação em Multimeios do Instituto de Artes (IA), o Centro de Estudos Avançados (CEAv) e o Centro de Pesquisas em Cinema Documentário (Cepecidoc) organizam, dia 30 de outubro, às 14 horas, no Auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA), uma palestra com o professor Bill Nichols, da San Francisco State University. Na ocasião, ele aborda o tema “Confundindo Filmes: mockumentaries e outras formas de documentário irônico”. No dia 31, às 14 horas, no mesmo local, Nichols volta a proferir palestra. Desta vez sobre “Vozes da representação: a narrativa documentária”. As palestras serão transmitidas (ao vivo) no Canal 2 da RTV-Unicamp 

Interessados em participar do primeiro encontro devem fazer inscrição no link https://migre.me/bc6ji. Para a segunda palestra, as inscrições estão sendo recebidas no endereço eletrônico https://migre.me/bc4U6. De acordo com a organização do evento haverá uma tolerância de cinco minutos para a chegada dos inscritos (80 lugares). Os encontros com Nichols serão traduzidos simultaneamente. Também estarão abertos ao público não-inscrito (40 lugares).

Bill Nichols é professor da San Francisco State University e um dos principais pensadores em estudos de cinema nos Estados Unidos. Possui mais de 100 artigos publicados, tendo sido presidente da SCS (Society for Cinema and Media Studies), principal sociedade científica norte-americana na área. É considerado o fundador dos estudos contemporâneos em documentário.

Seu livro de 1991, Representing Reality: Issues and Concepts in Documentary trabalhou com o campo da teoria do cinema aplicando-o de modo pioneiro à análise documentária. Foi editor, nos anos 1980, da influente antologia Movie and Methods, que ditou os parâmetros para o ensino de cinema nas duas últimas décadas do século XX nos Estados Unidos. Em 2001 resumiu seus estudos em teoria do documentário com a publicação de Introdução ao Documentário, traduzido e publicado no Brasil em 2005. Em 2010 publicou Engaging Cinema: An introduction to Film Studies onde realiza um sobrevôo da produção teórica em cinema, dando destaque para uma visão engajada da prática cinematográfica.