Bill
Nichols
faz duas
palestras
na Unicamp

31/10/2012 - 17:20

Bill Nichols

Bill Nichols, professor da San Francisco State University, considerado um dos principais pensadores em estudos de cinema nos Estados Unidos, ministrou nesta quarta-feira (31) a segunda e última palestra na Unicamp. O assunto abordado por ele foi “Vozes da representação: a narrativa documentária”. No dia anterior, ele falou sobre o tema “Confundindo Filmes: mockumentaries e outras formas de documentário irônico”. A presença de Nichols na Universidade lotou por duas vezes o auditório da Diretoria Geral da Administração (DGA). O público foi formado em sua maioria por estudantes de graduação e pós-graduação.

Durante a conferência desta quarta-feira, Nichols exibiu diversos trechos de documentários para demonstrar como a voz, conceito que compreende as diversas sonoridades presentes nos filmes (diálogos, narração, efeitos sonoros etc), inclusive o silêncio, contribuem para conferir sentido às obras e estabelecer diálogos com os espectadores. “A voz nos dá a impressão de que o documentário está falando conosco”, afirmou o docente norte-americano. Depois da palestra, Nichols encontrou-se com alunos do Instituto de Artes (IA).

Nichols tem cerca de 100 artigos publicados, tendo sido presidente da SCS (Society for Cinema and Media Studies), principal sociedade científica norte-americana na área. É considerado o fundador dos estudos contemporâneos em documentário. Seu livro de 1991, Representing Reality: Issues and Concepts in Documentar, trabalhou com o campo da teoria do cinema, aplicando-o de modo pioneiro à análise documentária.