Docente da FCA lança livro sobre
saúde mental e economia solidária

05/11/2012 - 14:55

/
Reprodução da capa do livro

Reprodução da capa do livro

A docente Jocely, com alunos na FCA

A docente Jocely, com alunos na FCA

A enfermeira Josely Rimoli e a assistente social Cleusa Ogera Cayres lançam na terça-feira (6) o livro Saúde Mental e Economia Solidária - Armazém das Oficinas: Um olhar para além da produção. O lançamento acontece às 19h30 no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). 

A obra, organizada pelas profissionais, registra a memória de vinte anos de implantação e consolidação do Núcleo de Oficinas de Trabalho (NOT) do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira (SSCF). Josely Rimoli é docente da área de saúde coletiva da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp. Cleusa Cayres é coordenadora do Núcleo de Oficinas de Trabalho do Cândido Ferreira. 

A instituição é referência no tratamento de saúde mental no país. O SSCF é cogerido pela Prefeitura de Campinas, com atenção integral aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais de mil pacientes são atendidos por mês pelo Cândido, cujo foco é a desospitalização, a participação social dos usuários e o respeito à convivência. 

O Núcleo de Oficinas de Trabalho, que mantém parceria com a Associação Cornélia Vlieg, foi criado em 1992 para atender a demanda de portadores de transtornos mentais que não conseguem espaço no mercado formal de trabalho. Oferece para essa população atividades em oficinas específicas como formas alternativas de trabalho.

“O livro é uma produção coletiva. Ele foi inspirado com base nos princípios de gestão democrática e participativa de Paulo Freire. Construímos uma ponte entre a universidade e um serviço público de saúde mental, respeitando a experiência e as memórias mais significativas dos autores. São 24, entre eles dois usuários do Cândido, pesquisadores, gestores e profissionais da entidade”, explica a docente da Unicamp. 

De acordo com ela, a capa da obra foi confeccionada em papel reciclado; e o acabamento envolveu o trabalho dos próprios usuários do serviço de saúde. “O lucro com a vendagem será revertido para o Núcleo de Oficina de Trabalho”, revela Josely Rimoli. 

Outras atividades 
Além do lançamento do livro, outras atividades serão realizadas entre terça (6) e quarta-feira (7) no IAC, como parte das comemorações dos vinte anos das oficinas de trabalho do Cândido Ferreira.  Haverá mostra coletiva de fotografias, lançamento de vídeos, seminários e entrega de prêmios. (consulte a programação completa)