FCA inaugura Espaço de Arte com
exposição de aquarelas de Bernardo Caro

07/11/2012 - 17:08

No início da semana (5) foi inaugurado o Espaço de Arte da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), com a exposição 'Impressionando o olhar de quem o alcança', do professor e educador Bernardo Caro, já falecido. A realização do evento é uma parceria entre a FCA, a Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural (CDC) e a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PREAC), ambos órgãos da Unicamp. Para a cerimônia de abertura estiveram presentes João Frederico da Costa Azevedo Meyer, pro-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários; Margareth do Carmo Vieira Junqueira, coordenadora da CDC; professor Peter Schulz, diretor associado da FCA; Fábio Cerqueira, curador da exposição e Sandra Caro Florio, filha de Bernardo Caro.

A exposição faz parte do projeto da CDC "Espaço de Arte Itinerante", expansão de projeto que se iniciou com a destinação de uma área no hall do Centro de Convenções da Unicamp para que artistas consagrados e iniciantes pudessem colocar as suas obras à disposição de um público eclético. A repercussão foi tão boa que agora o projeto alcança outras Unidades e Órgãos, já que "um espaço de arte não é mais um local fixo, é um espaço que viaja", nas palavras do pro-reitor.

O diretor associado da FCA, Peter Schulz, deu as boas-vindas aos presentes e lembrou que "como unidade nova, as missões de ensino e pesquisa da FCA estão sendo cumpridas, mas a saúde da instituição está diretamente ligada às atividades de extensão, motivo pelo qual este espaço é muito importante".

Por ser contíguo ao Restaurante Universitário, o Espaço de Arte inaugurado possui grande fluxo diário de pessoas, como lembrou a funcionária da Área de Pesquisa e Extensão da FCA, Bárbara Manzano: "o espaço é importante para a comunidade, sobretudo os alunos, retomar a proximidade com a parte cultural, uma vez que, com a correria do dia a dia e das provas, essa parte fica muito distante. A inauguração deste espaço - em local de grande fluxo – facilita o acesso à arte, podendo proporcionar momentos de lazer e reflexão."


Já a estudante do curso de Gestão de Políticas Públicas, Rafaela Andrade, que estava presente na inauguração, acredita que "qualquer manifestação cultural e artística é muito importante no âmbito da faculdade. Que este espaço no RU seja o primeiro de muitos e que sirva de exemplo para novas promoções culturais na FCA, sejam elas iniciativas internas - dos docentes, funcionários e estudantes - ou ainda externas. Estar em contato com a pintura, a música e o teatro é uma forma de complementar a formação acadêmica."


A inauguração contou ainda com apresentação do músico Denis Sartorato, do projeto Moldura Musical, também de autoria da CDC, com o apoio go Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), que consiste em apresentações musicais simultâneas às exposições de artes plásticas.

SERVIÇO
Exposição "Impressionando o olhar de quem o alcança" com aquarelas de Bernardo Caro
Local: Espaço de Arte da FCA – Sala de Convivência do Restaurante Universitário
De 5 a 12 de novembro
Horários de visitação: segunda a sexta, das 11 às 14 horas e das 18 às 19h30

Saiba mais sobre Bernardo Caro
Bernardo Caro foi professor e educador, por mais de 40 anos. Dedicou-se sistematicamente à criação artística a partir de 1964, quando foi incorporado ao Grupo Vanguarda de Campinas. Em 1972 torna-se professor da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), sendo responsável pela instalação do Departamento de Artes Plásticas e assume o cargo de Coordenador de 1979 a 1982. Em 1983 transfere-se para a Unicamp,  com a missão de organizar e instalar o Departamento de Artes Plásticas como chefe de Departamento. No ano de 1987 foi nomeado diretor do Instituto de Artes da Unicamp, função que exerceu até 1990. Nomeado, em 1996, Vice-Cônsul honorário da Espanha em Campinas na função que exerceu até 2006. Em 1997 foi homenageado pela municipalidade andaluz de Villanueva del Trabuco – Espanha – tendo o nome de rua na cidade - Calle Pintor Bernardo Caro. Em 2001 recebe outra homenagem: o Museu do Instituto Hispânico de São Paulo passa a ter o seu nome – Museu Bernardo Caro. Ao longo da vida, participou de várias exposições individuais e coletivas, no Brasil, na Europa e na América Latina. Há obras em acervos de Londres, Washington, Paris, Madri, Granada Burgos, Stuttgard e Estocolmo. Faleceu em 16 de setembro de 2007. Sua última obra -“Santa Isabel e o Milagre das Rosas”- é um retrato de Santa Isabel de Portugal, padroeira da cidade de Uchoa, prometido à cidade. A Cerimônia de entronização da obra ocorreu em 12 de abril de 2008 na Igreja Matriz de Uchoa.