Reitor da Universidade de Indiana inclui
Unicamp em viagem pela América do Sul
08/11/2012 - 16:30
- Text:Da Redação
- Images:
- Images Editor:
O reitor da Universidade de Indiana (EUA), Michael McRobbie, incluiu a Unicamp em seu roteiro de oito dias pela América do Sul em busca de oportunidades de intercâmbio para seus alunos e possibilidades de pesquisas colaborativas para seus professores numa região em que as economias emergentes crescem rapidamente. Ele foi recebido na manhã desta quinta-feira pelo reitor Fernando Costa, que se encarregou pessoalmente de oferecer as informações sobre Universidade, antes da assinatura de uma carta de intenções de cooperação entre as duas instituições.
Primeiro reitor da Universidade de Indiana a vir ao Brasil em 70 anos, Michael McRobbie incluiu em sua comitiva a esposa Laurie, o vice-reitor David Zaret, o diretor e o diretor associado de Convênios Internacionais Shawn Reynolds e Shawn Conner, e a diretora da Escola de Espanhol e Português. “Além de ter uma das culturas mais vibrantes do mundo, o Brasil também é uma das economias emergentes de maior crescimento e seu impacto nos outros países será imenso no futuro”, disse ao anunciar a viagem.
A Universidade de Indiana tem mais de 700 alunos brasileiros, bem como um Programa de Estudos Brasileiros e um Centro de Estudos da América Latina e Caribe. McRobbie está firmando acordos de parceria com quatro universidades que ocupam o topo do ranking na região: Unicamp, USP, Fundação Getúlio Vargas e Pontifícia Universidade Católica do Chile. No Brasil, a delegação visitou ainda a Academia Brasileira de Letras e a Universidade Federal Fluminense.
Segundo o professor Alberto Serpa, coordenador de Relações Institucionais e Internacionais, com a Unicamp, especificamente, a instituição americana busca acordos tanto para o intercâmbio de estudantes e professores, como a parceria em pesquisa. Antes, Serpa recebeu uma delegação de professores e alunos da Universidad del Valle, de Cali (Colômbia). “São estudantes da área de administração, que depois foram conhecer a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) em Limeira. Já temos acordos na medicina envolvendo estudantes colombianos.”