FCA organiza competição de dispositivos
para amortecimento da queda de um ovo
09/11/2012 - 10:22
- Text:Divulgação FCA
Foi realizada na quinta-feira (8), na Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp, em Limeira, a final da competição de dispositivos para amortecimento da queda de um ovo. Os competidores foram os alunos do primeiro ano dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Manufatura. Os dispositivos contendo os ovos foram arremessados do alto da torre de caixa d'água do campus, de 30 metros de altura. Para subir as escadas externas da torre, os alunos usaram equipamentos de segurança de escalada. 26 grupos competiram no total, e após a etapa eliminatória, em que a altura dos lançamentos foi de 14 metros, apenas os oito melhores projetos participaram da final a 30 metros. O resultado final da competição, com o anúncio da equipe campeã, ainda não foi divulgado para os alunos e deve sair em breve.
As regras da competição
Além de não quebrar o ovo, o dispositivo pontuava mais na competição quanto mais leve fosse, quanto mais rapidamente caísse e quanto mais se aproximasse de um alvo marcado no chão. A dimensão máxima do dispositivo não podia ultrapassar 30 centímetros. O ovo, após ser entregue ao grupo, tinha que ser posto no dispositivo em no máximo 30 segundos. E, além disso, o mesmo dispositivo tinha que ser arremessado três vezes, contando para a pontuação o número de ovos intactos ao final dos três arremessos.Interdisciplinaridade
A competição é intrinsecamente interdisciplinar e vale nota para diferentes disciplinas dos alunos do primeiro ano de Engenharia: Metodologia de Projetos (professor Eduardo Okabe), Física Experimental I (professora. Ana Luiza Pereira) e Sociedade e Ambiente (professor Álvaro D'Antona).
Os projetos
Dado o desafio de desenvolver algo ao mesmo tempo leve, resistente e aerodinâmico, os alunos usaram a criatividade e os projetos ficaram bastante diferentes entre si, alguns bem elaborados. Determinados materiais foram proibidos nas regras, como isopor, espumas em geral e plástico bolha, aumentando a dificuldade e apelando para a criatividade.
Houve projeto inspirado em pipas chinesas, apenas com varetas amarradas umas às outras por barbantes, outros com estrutura toda feita de canudinhos de plástico. Algodão e bexigas foram usados em alguns dos projetos. Alguns puseram caixas dentro de caixas, outros suspenderam o ovo no meio de uma caixa através de elásticos ou de barbantes ou até mesmo de molas. Houve projeto de papel machê e outro repleto de cones de papel com as pontas para o exterior. Até marshmallow e pão de forma foram usados para amortecer a queda.