Casa do Lago retrata Cultura Negra
em exposição sobre Consciência Negra
12/11/2012 - 10:44
- Text:
- Images:Divulgação
- Images Editor:
Repensando o dia da Consciência Negra, comemorado no Brasil no dia 20 deste mês, o artista plástico Elvis da Silva mostra vários painéis que fazem uma aproximação com o tema. Trata-se da exposição Cultura Negra, que foi ampliada desde a última mostra na Unicamp, a qual abrirá nesta segunda-feira, às 18 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago, órgão da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac).
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder negro, em 1695, que lembra a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro, em 1594, à vida nos quilombos e às perseguições e vitórias que advieram com a Abolição da Escravatura, em 1888.
Neste trabalho, Elvis da Silva retrata, em acrílico sobre tela, ritos e costumes do povo nordestino. Seus temas de pintura em geral são A Cultura Indígena (Africanidade) e Cultura Negra e História do Brasil e de Campinas. No seu dia a dia, o artista plástico trabalha com diversas tintas ou pigmentos, acrílico, aquarela, óleo, nanquim e grafite. É o idealizador de uma técnica de pintura nova, unindo cada vez mais os laços da ciência e da arte, a Técnica de Observação no Escuro (TOE), concebida em 2003 e lançada em 2007, em Campinas.
O evento abre caminho para uma série de atividades na Casa do Lago e prossegue no mesmo local até 3 de dezembro, com entrada franca. A programação do Espaço Cultural pode ser acompanhada pessoalmente na Rua Érico Veríssimo, s/n, no campus da Unicamp em Barão Geraldo, ou no site da Casa do Lago.