Equipe da Unicamp termina competição global
de empreendedorismo entre as oito melhores
12/11/2012 - 14:18
- Text:Da redação
- Images:Divulgação
- Images Editor:Everaldo Luís Silva
A equipe formada pelos pesquisadores da Unicamp Roberto Alves Gallo Filho e Henrique Kawakami terminou a competição Intel Global Challenge 2012 classificada entre as oito melhores. Eles desenvolveram um software de segurança (Surfdog) para internet que ‘protege’ os usuários contra roubos de senhas e dados. Roberto Gallo e Henrique Kawakami são pesquisadores do Instituto de Computação (IC).
“O time do SurfDog foi um dos campeões da América Latina, seleção essa que em 2012 levou 28 times para a final. Fomos o único time de ciência da computação pura a ter chegado nesta grande final. Isso demonstra a relevância das tecnologias e do impacto das propostas dentre as milhares que se inscreveram pelo mundo”, justificou Roberto Gallo.
A etapa final da competição foi realizada na Universidade de Berkeley, Califórnia, nos Estados Unidos. A Global Challenge estimula estudantes empreendedores a enfrentar algumas das questões mais prementes do mundo por meio de ideias inovadoras que possam trazer impacto positivo para a sociedade, informou a organização do evento.
A competição contou com seletivas nacionais em diversos países, envolvendo cerca de 10 mil candidatos. Destes, apenas 100 participaram da final mundial, que aconteceu no dia 9 de novembro em Berkeley. Os grandes vencedores foram estudantes indianos que desenvolvam um fogão inteligente, baseado em biomassa. Na Índia e em outras regiões do planeta fogões a lenha ainda são usados por quase 3 bilhões de pessoas, gerando impactos negativos no ambiente e na economia.
Maratona de programação
A equipe do IC da Unicamp conquistou a segunda colocação na etapa regional latino-americana da Maratona de Programação disputada em Londrina no último final de semana. O campeonato foi promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Com o resultado, o time ganhou uma vaga na final mundial do International Collegiate Programming Competition (ACM-ICPC), que acontece em junho de 2013, em São Petersburgo, na Rússia.
A etapa regional aconteceu simultaneamente em sedes distribuídas em dez países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Peru, México, República Dominicana e Venezuela. O primeiro lugar foi para a equipe do Instituto Tecnológico de Aeronáltica (ITA), que resolveu nove dos 10 problemas propostos. O time da Unicamp resolveu oito; e os estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), sete, obtendo, assim, a terceira colocação. O time do IC (Os Cartolas) é formado por Marcelo Galvão Póvoa, Thiago Cavalcante e Douglas Oliveira Santos, e tem como técnico Murilo Adriano Vasconcelos. A Unicamp contou com outra equipe, que obteve a 16ª colocação.