Unicamp recepciona delegações
da Argentina e do Reino Unido
12/11/2012 - 16:09
- Text:Da Redação
- Images:
- Images Editor:
Duas delegações estrangeiras, uma da Universidad Argentina de la Empresa (UADE) e outra da University of Nottingham (Reino Unido), visitaram a Unicamp nesta segunda-feira (12). Os convidados foram recepcionados por representantes da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori), com quem mantiveram reuniões de trabalho. As partes trataram de temas relacionados à internacionalização, intercâmbio acadêmico, ensino a distância e parceria estratégica, entre outros.
A primeira reunião do dia foi realizada entre os enviados da UADE, Diego Dalman, chefe de Comunicações Externas, e Jorge Rodríguez, diretor do Departamento de Contabilidade e Tributos, e o coordenador da Cori, professor Alberto Luiz Serpa. Na pauta, assuntos como internacionalização, presença em rankings, capacitação de estudantes e cooperações acadêmicas. De acordo com o coordenador da Cori, as discussões foram muito produtivas e serviram para estreitar ainda mais as relações entre as duas instituições.
O professor Serpa lembrou que a UADE é uma escola superior que conta com cerca de 20 mil estudantes, com a qual a Unicamp já mantém convênio de intercâmbio de estudantes. Ela oferece cursos como Ciências Econômicas, Administração e Negócios e Direito, entre outros. “Um dos pontos que conversamos foi uma forma de divulgar melhor os nossos programas junto aos alunos da UADE, de modo a atraí-los em maior número para cá”, informou.
O segundo encontro do dia reuniu a vice-chanceler e o professor de Astronomia da University of Nottingham, Christine Ennew e Mike Merrifield, respectivamente, com a assessora da Cori, professora Anna Héléne Fostier, e o professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), Fernando Cendes. O objetivo da reunião foi iniciar conversações com vistas à formulação de uma parceria estratégicas com a Unicamp no contexto do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) com a proposta de estabelecer um novo paradigma para a organização da pesquisa científica.
Depois da reunião, Christine Ennew e Mike Merrifield foram conhecer o Laboratório de Neuroimagem, instalado no Hospital de Clínicas (HC), e o Laboratório de Genética Molecular, alojado na FCM. Nos dois locais, os visitantes estrangeiros mantiveram contatos com docentes e pesquisadores da Unicamp.