Associação discute, em Águas de Lindóia,
as transformações na população brasileira
13/11/2012 - 09:47
- Text:
A Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP) promoverá o XVIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais, na cidade de Águas de Lindóia/SP entre os dias 19 a 23 de novembro, trazendo como tema central: “Transformações na População Brasileira: complexidades, incertezas e perspectivas". De acordo com o demógrafo e professor da Unicamp, José Marcos Pinto da Cunha, “esse tema propõe e estimula a reflexão sobre o significado e implicações das tendências demográficas recentes e futuras sobre a sociedade brasileira, que poderão ser mais bem compreendidas e detalhadas à luz dos dados do Censo Demográfico de 2010”.
De um modo geral, o Censo de 2010 deverá confirmar algumas tendências demográficas, destacando-se: a queda da fecundidade, cujas implicações nas mudanças da estrutura etária da população brasileira e desafios imediatos e futuros sobre várias dimensões do desenvolvimento; a queda dos níveis de mortalidade, com ganhos progressivos na expectativa de vida e redução da mortalidade infantil; a diminuição do volume de migrantes, ao menos em termos dos movimentos que se poderia chamar de mais longa distância (os interestaduais, por exemplo); e as significativas mudanças na estrutura familiar.
A complexidade do comportamento demográfico brasileiro precisa ser mais bem compreendida, a partir da consideração das relações entre as variáveis demográficas e suas implicações na dinâmica e estrutura da população e da relação entre demografia e sociedade. “Neste sentido torna-se essencial conhecer a fundo a dinâmica demográfica, suas características e, particularmente, os diferenciais sociais, econômicos e espaciais”, esclarece José Marcos, que também é presidente da ABEP. Além disso, avaliar e especificar as incertezas que ainda se tem sobre certas tendências demográficas e seus impactos imediatos e futuros é sem dúvida tarefa fundamental para melhor nos preparamos para os desafios vindouros.
Questões como: estamos aproveitando bem as oportunidades que a dinâmica demográfica atual oferece para avanço social no país? Continuaremos com a fecundidade em queda? Há limites para os ganhos de longevidade? Estes ganhos serão acompanhados de melhorias na qualidade de vida? E a nova cara da família brasileira, que impactos tem e terá sobre nossa sociedade? Sobre as tendências migratórias atuais, qual o seu real significado, o que se pode esperar, haverá mudanças de tendências, que tipos de movimentos ganharam força e que regiões serão privilegiadas? Pode-se dizer que paralelo ao grande conhecimento que se tem sobre a demografia brasileira ainda persistem várias dúvidas, muitas delas vitais para se pensar o planejamento e políticas públicas.
“Transformações na População Brasileira: complexidades, incertezas e perspectivas” é um tema não apenas inspirador, mas também desafiador já que enseja não apenas muitas das próprias indagações do processo de pesquisa e reflexão, mas também um compromisso social e político. A ABEP espera que ao incentivar tais reflexões esteja inaugurando uma nova década de muitas descobertas e alternativas para o desenvolvimento social do país. Mais informações.