Comitivas da Ingolstadt e da Columbia
University buscam cooperação na Unicamp
21/11/2012 - 16:05
- Text:Da Redação
- Images:
- Images Editor:

Cumprindo um roteiro de visita na Unicamp nesta quarta-feira (21), uma comitiva alemã da Ingolstadt University – composta pelos dirigentes Arnold Armin, Facchi Christian, Hagerer Andreas, Huber Karl, Hans-Georg Schweiger e Georg Overbeck – foi recebida pelo coordenador adjunto da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) José Pissolato Neto na sala de reuniões da Pró-Reitora de Pós-Graduação (PRPG).
Participaram ainda das deliberações os professores da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp Pablo Siqueira Meireles, Janito Vaqueiro Ferreira e Waldyr Luiz Ribeiro Gallo. A finalidade do encontro foi estabelecer parcerias entre pesquisadores de ambas as universidades na área automotiva, principalmente nas esferas de pesquisa, ensino e transferência de tecnologia.
A Ingolstadt, que foi fundada em 1472 e fica localizada no sul da Alemanha, na região da Bavária, está atualmente focada na pesquisa de segurança veicular, biocombustíveis, baterias e informação tecnológica, entre outras investigações, e gostaria de trocar experiências com a Universidade de Campinas sobretudo na questão de transferência tecnológica. É que a universidade alemã está construindo uma rede de trabalhos com universidades brasileiras, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), além de outras universidades alemãs e empresas do setor automobilístico. Por esse motivo, o grupo veio a Campinas convidar a Unicamp a integrar essa rede. A comitiva também fez uma rápida visita aos laboratórios da FEM no período da tarde.
Columbia
Outra comitiva estrangeira, desta vez da Columbia University, também foi recebida pela professora Angela Maria de Moraes, coordenadora associada do Programa Ciência sem Fronteiras na Unicamp. Os dirigentes Soulaymane Kachani e Jocelyn Morales estiveram na Universidade para avaliar, com a Administração e estudantes desta instituição, oportunidades de estudos na graduação em Engenharia e dar os primeiros passos para um relacionamento de interesses acadêmicos.
O alvo da visita da Columbia à América do Sul, incluindo Brasil, foi buscar desenvolver uma diversidade no seu corpo de alunos e especialmente ampliar o número de estudantes brasileiros candidatos a uma vaga na área de Engenharia de sua instituição.
A professora Angela Maria de Moraes, coordenadora associada do Programa Ciência sem Fronteiras na Unicamp, realizou um encontro de trabalho com os visitantes norte-americanos no posto da Cori e também fez uma apresentação para estudantes na sala CB-08, no Ciclo Básico 1.