Workshop reúne pesquisadores
do Brasil e do Canadá na Unicamp

22/11/2012 - 15:00

/
Claudio Cuello, McGill University

Claudio Cuello, McGill University

Josephine Nalbantoglu, McGill University

Josephine Nalbantoglu, McGill University

Workshop realizado na sala do Consu

Workshop realizado na sala do Consu

Pesquisadores do Brasil e do Canadá participam na Unicamp de um workshop realizado em parceria com a McGill University, uma das principais universidades canadenses, sobre as causas e os tratamentos da neurodegeneração, processo que consiste na perda progressiva da estrutura ou da função dos neurônios.

O workshop foi aberto na manhã desta desta quinta-feira (22) pelo reitor Fernando Costa, que destacou a importância do encontro para o estreitamento das relações entre a Unicamp e a McGill. As duas instituições assinaram um convênio de cooperação no último mês de abril, durante a visita à Unicamp do governador-geral do Canadá e de 30 reitores de universidades canadenses.

O professor Alan Hazell, responsável pela organização do workshop ao lado do professor Fernando Cendes, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, e do professor Claudio Cuello, da McGill, também deu as boas-vindas aos participantes do encontro.  Hazell foi um dos primeiros a ingressar no Programa Professor Visitante do Exterior da Unicamp, por meio do qual especialistas de diversas áreas com sólida experiência internacional podem exercer atividades de ensino e pesquisa na Universidade por até dois anos. Ele chegou à FCM em março de 2011, proveniente da Universidade de Montreal, outra renomada instituição canadense.

A programação do workshop, disponível no site da FCM, estende-se até a manhã de sexta-feira (23) e prevê apresentações de palestrantes da Unicamp, da McGill e de mais duas universidades brasileiras: a Universidade de São Paulo (USP) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Após o encerramento do encontro, os participantes estrangeiros terão a oportunidade de visitar laboratórios da Unicamp.