Workshop reúne pesquisadores
do Brasil e do Canadá na Unicamp
22/11/2012 - 15:00
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Pesquisadores do Brasil e do Canadá participam na Unicamp de um workshop realizado em parceria com a McGill University, uma das principais universidades canadenses, sobre as causas e os tratamentos da neurodegeneração, processo que consiste na perda progressiva da estrutura ou da função dos neurônios.
O workshop foi aberto na manhã desta desta quinta-feira (22) pelo reitor Fernando Costa, que destacou a importância do encontro para o estreitamento das relações entre a Unicamp e a McGill. As duas instituições assinaram um convênio de cooperação no último mês de abril, durante a visita à Unicamp do governador-geral do Canadá e de 30 reitores de universidades canadenses.
O professor Alan Hazell, responsável pela organização do workshop ao lado do professor Fernando Cendes, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, e do professor Claudio Cuello, da McGill, também deu as boas-vindas aos participantes do encontro. Hazell foi um dos primeiros a ingressar no Programa Professor Visitante do Exterior da Unicamp, por meio do qual especialistas de diversas áreas com sólida experiência internacional podem exercer atividades de ensino e pesquisa na Universidade por até dois anos. Ele chegou à FCM em março de 2011, proveniente da Universidade de Montreal, outra renomada instituição canadense.
A programação do workshop, disponível no site da FCM, estende-se até a manhã de sexta-feira (23) e prevê apresentações de palestrantes da Unicamp, da McGill e de mais duas universidades brasileiras: a Universidade de São Paulo (USP) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Após o encerramento do encontro, os participantes estrangeiros terão a oportunidade de visitar laboratórios da Unicamp.