Morre Nelson Prudêncio, medalhista olímpico
e ex-aluno da Faculdade de Educação Física

23/11/2012 - 13:18

Faleceu na madrugada desta sexta-feira (23) o ex-atleta Nelson Prudêncio, especialista em salto triplo e medalhista olímpico em duas edições da competição. Tinha 68 anos e sua morte aconteceu por conta de um câncer de pulmão. Ele estava internado na Casa de Saúde de São Carlos. Prudêncio foi aluno de doutorado na Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp. Defendeu tese de doutorado em 23 de fevereiro de 2006, que teve como orientador o professor Paulo Roberto de Oliveira. O título foi obtido na área da Ciência do Desporto. O tema, "Salto triplo: o sistema de preparação do desportista - da detecção à promoção do talento". 

Miguel de Arruda, vice-diretor da FEF, falou sobre o ex-aluno de doutorado e sua contribuição acadêmica: "Foi excelente aluno de pós-graduação e amigo incomparável. Contribuiu muito com nossos alunos em bancas de pós", disse. Nelson Prudêncio conseguiu a prata nas Olimpíadas do México, em 1968 e foi bronze nos Jogos de Munique, em 1972. No México chegou a bater o récorde mundial da prova, sendo superado ao final. Até sua internação Nelson Prudêncio era professor na Universidade Federal de São Carlos.

Em setembro de 2007, o ex-atleta de salto triplo esteve na Unicamp. Falou para estudantes de educação física, professores e atletas da Unicamp. Deu atenção especial à garotada, com quem sempre conversa. "Eu falo para a garotada. Não defina o esporte. Participe de todos", resumiu na ocasião. 

Mais sobre a morte de Prudêncio