Projeto da FEA é vencedor na categoria
Universidade Solidária do Santander 2012

23/11/2012 - 15:25

Projeto desenvolvido por professores e aluno da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp com a Associação das Mulheres Agroecológicas (AMA) do assentamento do bairro Horto Vergel, em Mogi Mirim, está entre os vencedores da categoria universidade solidária do Prêmio Santander 2012. Assinam o projeto os professores da Faculdade de Engenharia (FEA) da Unicamp Celso Costa Lopes, Priscila Efraim, Nilo Sabbião Rodrigues e o pós-doutorando Alexandre Monteiro Souza.

Coordenador do projeto, Celso Costa Lopes explica que o trabalho consiste no apoio tecnológico para otimização da qualidade da mandioca frita (tipo chips), uma das atividades do empreendimento. Entre as ações, estão a implantação da cozinha comunitária e o aproveitamento do espaço para implementação de banana.

Uma característica interessante do prêmio, segundo Lopes, é a aplicação dos recursos no empreendimento. O valor recebido será importante para que elas conquistem as instalações definitivas da cozinha.

Para Lopes, as atividades de extensão social e comunitária contribuem para que a Unicamp encontre sua posição real e finalidade última. “Se formos capazes de ser parceiros desses grupos, teremos a mudança social necessária para o País. Além disso, para os estudantes, essas ações são fundamentais, pois em oficinas de campo eles têm um crescimento que não têm em um semestre de aula”, acrescenta. 

Nesta edição, dois alunos da Universidade tiveram seus trabalhos selecionados entre os 300 melhores resumos do prêmio: Arthur Lyra Araújo, do curso de engenharia da computação, na categoria Biotecnologia e Saúde, e José Valdo Madeira Júnior, doutorando na FEA, na categoria Setores Tradicionais. 

Comentários

Querido Celso, que alegria ver o fruto do trabalho de vocês reconhecido.
Deus os abençoe e dê força sempre nesta tarefa linda de ser ponte entre o conhecimento e tecnologia adquiridos na universidade e aqueles que podem ser diretamente beneficiados. Aliás o benefício é mútuo, pois tanto há por aprender com aqueles que tem os olhos, as mãos e corações prontos para colocarem em prática. Vale todas as dificuldades do caminho. Parabéns. abraços com carinho, Bel