Fóruns Permanentes discutem
o tema da Gestão por Processos
26/11/2012 - 12:05
- Text:Da Redação
- Images:
- Images Editor:
A qualidade é um conceito importante tanto para empresas como para órgãos públicos, mas ela não é suficiente para garantir a sobrevivência nos ambientes em que atuam. A advertência foi feita por Ademir José Petenate, professor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da Unicamp, que ministrou a palestra de abertura dos Fóruns Permanentes Empreendedorismo e Inovação, realizado nesta segunda-feira (26) no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). De acordo com ele, não adianta conferir qualidade a um produto ou serviço se ele não atender ao interesse do cliente ou usuário.
Um aspecto importante destacado por Petenate foi a melhoria do valor. Este, conforme o docente, pode ser compreendido como a relação entre a qualidade e o preço. “A qualidade é a medida como um produto ou serviço corresponde a uma necessidade”, definiu. Para exemplificar, ele citou a situação hipotética de uma empresa que fabrica ótimas máquinas de escrever, que são vendidas a preços muito baixos. “A despeito desses atributos, é bem provável que o produto não tenha saída, visto que ninguém mais tem interesse por ele na atualidade”, pontuou.
Durante o evento, foi lançado o livro Gestão por Processo – A aplicação da Gestão por Processo nas diversas áreas da Unicamp. A publicação reúne, por meio de resumos, 52 projetos de revisão e melhoria de processos implantados na Unicamp nos últimos dez anos. Segundo Nelma Aparecida Magdalena Monticelli, coordenadora da Equipe de Gestão por Processos (GEPRO), o objetivo da iniciativa é compartilhar as experiências empreendidas por um grupo de servidores da Universidade com o restante da comunidade interna.
No livro, enfatiza Nelma, o leitor poderá entender o real esforço dos funcionários da Unicamp na busca por intervenções organizacionais com foco no atendimento das necessidades de seus clientes e usuários. “São todos projetos de qualidade, dos mais variados temas e tipos, que sofreram intervenções de diversas naturezas”, acrescentou. Participaram da mesa de abertura do evento o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Roberto Rodrigues Paes; a assessora da Coordenadoria Geral da Unicamp (CGU), Carmen Zink Bolonhini; além da própria Nelma e de Petenate.