Evento marca duas décadas
dos estudos urbanos na Unicamp

27/11/2012 - 15:49

/
Eni Orlandi, fundadora do Labeurb

Eni Orlandi, fundadora do Labeurb

O coordenador, Eduardo Guimarães

O coordenador, Eduardo Guimarães

Pesquisadores durante abertura do evento

Pesquisadores durante abertura do evento

Publico acompanha discussões

Publico acompanha discussões

O encontro internacional sobre cidade, linguagem e tecnologia marca as comemorações de vinte anos do Laboratório de Estudos Urbanos (Labeurb) da Unicamp. Pioneiro, o Labeurb introduziu no país, a partir de 1992, as primeiras pesquisas sobre o espaço urbano e sua relação com o sujeito, a linguagem e a história. O evento foi aberto nesta terça-feira (27) pela fundadora do Laboratório, a professora Eni Pulcinelli Orlandi, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). 

“Em geral eram os urbanistas, sociólogos e antropólogos urbanos que se ocupavam das questões da cidade. E, com o Labeurb, nós trouxemos a linguagem para a compreensão do espaço urbano. Desta forma, a cidade não é vista somente de fora, mas pela maneira com que ela se constitui, a partir da linguagem dos seus sujeitos”, considerou a linguista Eni Orlandi, que introduziu no Brasil a teoria da análise do discurso. 

Para Eduardo Roberto Junqueira Guimarães, também professor do IEL e coordenador do Labeurb, o evento buscou reunir pesquisadores ligados à história de duas décadas do Laboratório da Unicamp. O encontro acontece até quarta-feira (28) no auditório do Labeurb com conferências e debates (veja a programação). 

”O foco deste nosso encontro é pensar a pesquisa de laboratório em torno do saber urbano e da linguagem. Refletir, por exemplo, em que medida a questão do conhecimento sobre a cidade está relacionada com as significações da linguagem. A conferência envolve ainda um aspecto de como as tecnologias da informação e da linguagem se apresentam neste espaço social urbano”, conta o coordenador. 

Participaram ainda da abertura, Marcos Tognon, da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac); Taisir Mahmudo Karim, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unimat); Claudia Regina Castellanos Pfeiffer, do Labeurb; e Simone Pallone de Figueiredo, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp. O Labeurb é vinculado ao Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), subordinado, por sua vez, à Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen).