Obras de Lygia Eluf ilustram
calendário 2013 da Unicamp
27/11/2012 - 16:30
- Text:Da redação
- Images Editor:

“O interesse pela paisagem há muito aparece na produção artística ocidental, mas as paisagens de Lygia Eluf traçam um caminho muito peculiar”, assinala o filósofo Paulo Mugayar Kühl, do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, sobre a obra da colega e artista Lygia Eluf. “Não se trata exatamente da representação, mas sim, da vontade de construir, através do desenho e da cor, uma sensação de paisagem”, acrescenta Paulo Kühl, na abertura que faz sobre as doze paisagens de Lygia Eluf que ilustram o calendário de 2013 da Unicamp. A peça foi apresentada e entregue aos conselheiros na terça-feira (27) durante reunião do Conselho Universitário (Consul) da Unicamp.
A determinação de Lygia Eluf em investigar as paisagens é, conforme o texto de Paulo Kühl, equivalente a inquietação presente em alguém que tenha o olhar atento e curioso para o mundo. “O resultado, que pode ser visto nestes doze exemplos, é um estímulo para aprimoramos nossa percepção”, finaliza.
Sobre a autora
Lygia Eluf é graduada em Artes Plásticas pela Escola de Comunicações e Artes da USP (1982), mestre e doutora pela mesma escola. É professora livre docente no Instituto de Artes da Unicamp, onde atua desde 1989 ministrando as disciplinas de desenho e gravura.