Tese defendida no IB
ganha Jovem Cientista
27/11/2012 - 08:55
Rodrigo Gonçalves Dias, cuja tese sobre gene mutante foi apresentada na Unicamp, é um dos ganhadores do Prêmio Jovem Cientista, na categoria graduado. O anúncio foi feito no final da manhã de hoje, na sede do CNPq, em Brasília. Em sua tese de doutorado, defendida no Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, Rodrigo teve orientação da professora Marta Helena Krieger, do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Biologia e no Instituto do Coração – InCor (HCFMUSP), em São Paulo, do professor Carlos Eduardo Negrão, diretor da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício. Rodrigo Gonçalves Dias foi o autor de um estudo de impacto no campo da cardiologia, ao dar conta de que aproximadamente 8% das pessoas apresentam uma alteração no código de um dos genes mais importantes para o bom funcionamento do sistema cardiovascular. Trata-se de uma mutação que resulta na alteração de uma enzima conhecida como eNOS (óxido nítrico sintase), impedindo-a de desempenhar sua função normal, que é de dilatar veias e artérias.
Ainda em Brasília, logo após a solenidade realizada no CNPq, Rodrigo ressaltou a importância da professora Dora Maria Grassi Kassiss, também do IB e sua tutora na iniciação científica na Unicamp. "Cientificamente eu cresci nos braços dela", comparou. Relembrou também a importância de sua orientadora Marta Helena Krieger, entre outros. Rodrigo Dias, que desde 2004 é pesquisador no Incor, disse que o prêmio que conquistou é o "histórico da minha carreira cientifica e a Unicamp tem muita importância nisso". Vai receber 30 mil reais pelo Prêmio Jovem Cientista e viagem ao exterior, conforme regulamento. A entrega do Jovem Cientista 2012 está prevista para dezembro, em Brasília, ainda em data a ser confirmada.
Veja mais sobre o trabalho de Rodrigo no Jornal da Unicamp
Comentários
Amantes da Ciência
Este é um ótimo incentivo para aqueles que buscam o progresso da ciência no Brasil. Tudo começa agora na carreira deste jovem cientista. Desejo ao Rodrigo muito sucesso nesta carreira promissora de pesquisador cientista. Parabéns ao Rodrigo, à UNICAMP, InCor e CNPq.
Rodrigo, Prof. Negrão, Profa.
Rodrigo, Prof. Negrão, Profa. Marta e demais colaboradores
Estamos muito satisfeitos com as conquistas deste e de outros trabalhos de voces! Este tipo de reconhecimento demonstra o quanto de seriedade e ciência podemos fazer na interdisciplinaridade! Em especial para a Educação Física, esta prática tem sido muito importante e levada a sério! Rodrigo, como um excelente egresso da FEF-UNICAMP, nós todos gostaríamos mais uma vez de parabenizá-los! Grande abraço Mara Patrícia Cahcon Mikahil