Comitivas da University of Oulu e da Jica
pretendem ampliar relações com a Unicamp
28/11/2012 - 17:01
- Text:Da Redação
- Images:
- Images Editor:
A Unicamp recebeu nesta quarta-feira a visita de duas delegações, que foram recepcionadas pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori). A Jica, que tem uma longa história de parceria com esta Universidade tanto na área de saúde como na área de alimentos, juntamente com a Universidade de Chiba, que vieram com a finalidade de avaliar o antigo projeto com o Gastrocentro e propor um novo projeto em doenças infecciosas com duração de três anos. Com isso, para esse projeto as duas instituições japonesas irão investir R$ 4 milhões, mais de R$ 1 milhão por ano. Trata-se de uma cooperação muito importante para a Universidade, segundo o professor José Pissolato Filho, diretor adjunto da Cori.
O grupo veio composto pelos professores Katsuhiko Kamei, Takeshi Kurata, Tomomi Yamada, Motoko Yoboles, Akira Ogasawa, Taro Tanaka, Shinji Sato, Masayuki Sato e Kenichiro Tominaga, e acompanhado pela professora de infectologia da Unicamp Maria Luiza Moretti, uma das articuladoras do projeto conjunto.
A segunda visita foi feita pela University of Oulu, uma das maiores universidades da Finlândia, localizada na cidade de Oulu. O professor Matti Latva-aho, representante de sua instituição, veio para discutir com a Unicamp oportunidades de expandir a sua cooperação. Matti Latva-aho foi recepcionado pelo professor Maurício Aguiar Serra, assessor da Cori. A University of Oulu foi fundada em 1968 e conta hoje com cerca de 16 mil estudantes, figurando no Academic Ranking of World Universities como a segunda melhor universidade da Finlândia.