Cooperação internacional estimula visitas
de universidades de sete países à Unicamp
29/11/2012 - 16:52
- Text:Da redação
- Images:Antônio Scarpinetti, Luis Paulo Silva e Jaqueline Lopes
- Images Editor:Everaldo Luís Silva
Sete delegações internacionais de Reino Unido, Áustria, Estados Unidos, Japão, China, Argentina e Chile vieram à Unicamp nesta quinta-feira (29) em busca de acordos acadêmicos e de pesquisa. O reitor Fernando Ferreira Costa assinou carta de intenções com Yang Hua, da Universidade de Esporte de Pequim. Logo após, ele recepcionou um grupo de ingleses, da Universidade de Sheffield. A comitiva foi liderada pelo docente, político e ex-ministro de esportes do Reino Unido, Richard George Caborn. Ele leciona no Centro Avançado de Pesquisa em Produção (AMCR, na sigla em inglês) da Universidade de Sheffield.
Richard Caborn já atuou, na posição de ministro de esportes do Reino Unido, no processo da candidatura de Londres aos Jogos Olímpicos de 2012. Dentro da política, Caborn foi, também, ministro do comércio e ministro do meio ambiente, e membro do parlamento europeu. No Ministério do Esporte, Caborn foi o ministro que mais tempo ocupou o cargo até hoje, sendo nomeado pelo primeiro ministro Gordon Brawn como embaixador da candidatura da Inglaterra para a Copa do Mundo de Futebol em 2018.
Também foram recebidos por assessores da Coordenadoria de Relações Internacionais (Cori) e demais docentes da Unicamp, autoridades da Universidade de Santiago de Compostela, do Chile; da Universidade de Massachusetts, com campus na cidade de Lowell, nos Estados Unidos; da Universidade Nacional do Litoral, da cidade de Santa Fé, na Argentina; da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica); e da Universidade de Ciências Aplicadas da cidade austríaca de Krems.
Visitas e acordos de cooperação internacional intensificaram-se nos últimos anos na Unicamp. As iniciativas para internacionalização da Universidade e o Programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal, têm contribuído para a visibilidade no âmbito externo.