Universidade de Pisa incentiva alunos
da Unicamp a estudar na Itália pelo CsF
30/11/2012 - 16:58
Em menos de um mês, os alunos da Unicamp tiveram mais uma oportunidade de assistir à palestra "Estude na Itália", organizada pela Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori), dentro das atividades desenvolvidas pelo Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF). O evento, que teve como público-alvo os alunos de graduação e de pós-graduação da Universidade, ocorreu no auditório da Biblioteca Central “Cesar Lattes” (BC-CL) nesta sexta-feira.
Fabiana Ubinha de Almeida e Laura Nelli, dirigentes do CsF na Università Degli Studi di Pisa (Unipi), apresentaram ao público oportunidades pontuais de conhecer a cidade de Pisa e de estudar na instituição. Fabiana, em particular, falou sobre os cursos ministrados na Unipi e esclareceu dúvidas acerca do programa, que hoje é preparado para receber brasileiros interessados em ampliar seus conhecimentos.
A dirigente aproveitou para informar que, para participar do CsF, o aluno deve se inscrever nos sites Ciência Sem Fronteiras da Capes e da Unicamp. Ao final, a seleção é feita pela Unicamp e depois encaminhada à Capes. “Os escolhidos serão dispensados do pagamento da taxa universitária de € 2.200,00 ao ano e terão livre acesso a duas refeições diárias em qualquer um dos quatro refeitórios universitários espalhados pela cidade. Aos brasileiros também será propiciado um curso de italiano com 40 horas de duração".
Convênio
Pela manhã, a coordenadora adjunta do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), professora Angela Maria Moraes, recebeu a visita, na sala da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), da comitiva italiana da Università Degli Studi di Pisa, apoiada pela presença dos professores do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp Dora Kassisse e Luciano Migliaccio. Da parte da Università di Pisa, compareceram ao encontro uma delegação composta pela pró-reitora da Unipi Alessandra Guidi e pelos dirigentes do CsF Laura Nelli e Fabiana Ubinha Almeida. No encontro, discutiu-se a divulgação desse programa entre os alunos e a possibilidade de estabelecer um acordo com os Institutos de Física (IFGW), na área de Eletrônica Quântica, e de Química (IQ), na área de Nanopartículas Magnéticas Metálicas.
Università Degli Studi di Pisa
Fundada em 1343, a Unipi localiza-se na região da Toscana e é uma das mais tradicionais da Europa. Em quase sete séculos de existência, esta universidade já formou milhares de importantes cientistas, políticos e artistas, destacando-se três vencedores do Prêmio Nobel nas áreas de Física e de Literatura. Um de seus mais célebres alunos foi Galileu Galilei, reconhecido como o “pai da ciência moderna”. Pisa é uma cidade histórica com uma população de 100 mil habitantes, sendo que 54 mil são estudantes. Isso traz um impacto da vida universitária para o local, o que acaba por torná-lo uma espécie de “cidade-campus”, com suas faculdades e institutos espalhados pela sua parte histórica. A Unipi, juntamente com outras dez universidades italianas, foi escolhida pelo CsF como destino para favorecer a formação de jovens universitários brasileiros, com o intuito de promover a integração a seu sistema de pesquisa e conhecimento. Lá são oferecidos atualmente mais de uma centena de cursos, sendo nove deles ministrados em inglês, além de 19 programas de doutorado. Dentro da proposta do CsF, essa universidade já recebeu 67 estudantes brasileiros, com duração de seis meses a um ano, em diferentes cursos.