Marco:
Nídia
assina
tese 3.500
do IB

30/11/2012 - 10:58

A bióloga Nidia Mara Marchiori tornou-se mestre em biologia vegetal, nesta quinta-feira (29), com a dissertação número 3.500 do Instituto de Biologia da Unicamp. Orientada pelo professor Marcos Aidar, a dissertação “Aspectos funcionais da Floresta Ombrófila Densa Montana, Parque Estadual Serra do Mar: estrutura, biomassa aérea, uso de nitrogênio e fotossíntese” teve como objetivo compreender a composição e funcionamento de uma comunidade vegetal de Floresta Ombrófila Densa Montana, situada na área de influência de uma torre micrometeorológica instalada em 2007, a qual é responsável por medidas de trocas de carbono e outras variáveis climáticas.
Dentre os resultados obtidos, o trabalho valida o modelo de uso de nitrogênio pelas plantas em diferentes categorias sucessoriais elaborado pelo professor Aidar. Nidia acrescentou várias novidades ao modelo, como a alta diversidade biológica e funcional, além de indicar particularidades como influência da sazonalidade, especialmente o frio, nessa comunidade. “A alta atividade da enzima nitrato redutase no inverno foi uma novidade nessa floresta e indica relação com as baixas temperaturas.”

O trabalho de Nidia está inserido em uma área do Parque Estadual da Serra do Mar que sofreu distúrbio. O parque representa a maior unidade de conservação de Mata Atlântica do país, onde foram desenvolvidos os diversos estudos que auxiliam na compreensão do seu funcionamento como forma de embasar medidas efetivas de conservação e manejo desse bioma tão ameaçado. Além disso, a pesquisadora procura entender o fluxo e estoque de carbono na comunidade vegetal, conhecimento importante para discussões atuais e cenários futuros de aumento de carbono e aquecimento global.

A pesquisa passou por várias etapas, segundo Nidia: primeiro, foi preciso conhecer a composição das espécies e, num segundo momento, tentar entender os padrões e os processos ali vigentes. De posse desses parâmetros, foi possível fazer uma análise integradora da biosfera e atmosfera.

Nidia diz ter obtido resultados importantes com a pesquisa, mas também aguçou muitas dúvidas necessárias para que novos estudos se realizem. “Apesar da conclusão com sucesso deste estudo, as informações geradas fomentaram a necessidade de novos trabalhos e projetos de pesquisa.”