Espaço Cultural do IEL é inaugurado e integra
um grande conjunto de obras da Unicamp
03/12/2012 - 17:13
- Text:
- Images:
- Images Editor:
O Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) acaba de ganhar um espaço de confluência da comunidade em um ponto central da Unicamp, localizado onde ficava o antigo restaurante Carpe Diem. Trata-se do Espaço Cultural do IEL. A solenidade de inauguração ocorreu na tarde desta segunda-feira. Segundo o reitor Fernando Costa, esta estrutura, que sofreu uma reforma antes de se tornar o Espaço Cultural, é de primeira linha e está sendo colocada à disposição da Universidade como um todo, principalmente como referência no campo da Linguagem, Humanidades e Artes.
São 415 metros quadrados destinados a eventos, exibição de filmes, exposições, debates, mostras e concertos, que agora passam a integrar o bloco IX do IEL, informou a atual diretora do Instituto de Estudos da Linguagem, Matilde Scaramucci, enfatizando que essa foi uma das prioridades da direção do Instituto que começou na gestão do professor Alcir Pécora como diretor da unidade e que teve continuidade em sua gestão.
Findo o contrato com o proprietário do restaurante Carpe Diem, o IEL passou a negociar com a Reitoria a definição de um novo ambiente. Cogitou-se em usar o prédio para sediar outro restaurante universitário. Ao mesmo tempo havia o reconhecimento da necessidade de se criar um espaço diferenciado para o entorno do Ciclo Básico, que se modernizava. “Para o IEL, era essencial um espaço de uso acadêmico voltado a atividades culturais”, comentou a professora Matilde. "Foi então criado o Espaço Cultural. O resultado valeu a pena e reproduz o apoio da comunidade como espaço democrático, como devem ser todos os espaços da Unicamp."
O pró-reitor de Desenvolvimento Universitário Roberto Rodrigues Paes salientou que a Unicamp tem se desenvolvido muito e que há várias obras em andamento. “Hoje a Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO) administra um número significativo delas”, expõe. “E torço para que esse seja um espaço de convivência, pois as obras proporcionam conforto, condições de trabalho e troca de experiência, o que representa investir inclusive no futuro.”
O professor Fernando Costa realçou que o IEL é uma das unidades mais importantes desta instituição e que esse investimento faz parte de um conjunto de obras da maior relevância. "Temos uma localização privilegiada. Ficamos ao lado da Biblioteca de Obras Raras (em fase final de licitação). Temos agora a reforma da praça do Básico, do Laboratório do Básico 3, da Editora da Unicamp e do Museu de Artes Visuais, além de outras dependências como uma loja e um café. Isso mostra especificamente como os espaços da Universidade podem ser reaproveitados”, exemplificou o reitor.
Após a inauguração do Espaço Cultural, o público presente à solenidade assistiu à apresentação de um trio de cordas, visitou as dependências deste pavimento, que acomoda três ambientes diferentes: uma sala de videoconferência com 36 lugares; um auditório com 48 lugares com equipamentos de alta resolução e antecâmera com revestimento acústico; e uma área livre que estreou com a exposição de Alfredo Margarido sobre Fernando Pessoa.