Universidades dos EUA e Canadá visitam
Unicamp para possíveis cooperações
03/12/2012 - 17:12
- Text:Da Redação
- Images:
- Images Editor:
O processo internacionalização fez de 2012 um ano de agenda cheia, com visitas de instituições de diversos países. Nesta segunda-feira (3), a Universidade recebeu três delegações de duas diferentes nações: Canadá e Estados Unidos. O primeiro foi representado por integrantes da Universidade de Toronto, que já esteve na Unicamp durante a visita do governador-geral do Canadá no início deste ano. Ao tomar conhecimento do trabalho de excelência desenvolvido na área de medicina, recomendou uma visita à Faculdade de Ciências Médicas (FCM) para conhecer de perto tais atividades. Durante a visita, eles apresentaram várias possibilidades de cooperação.
As áreas de maior interesse são as que unem saúde e alimentação. De acordo com a professora Anne Hélène Fostier, a instituição canadense é uma universidade pública e muito conceituada tanto no Canadá quanto internacionalmente. No ranking do HEE Taiwan, ela ocupa a nona posição, sendo que sua área médica está em quinto lugar. Anne acrescenta que os canadenses são criteriosos na seleção de seus parceiros e a Unicamp é uma das instituições de ensino superior selecionadas para desenvolvimento de pesquisas. A professora identificou pontos em comum durante a recepção aos canadenses, entre eles o tipo de orçamento e financiamento. “Percebemos que a Unicamp e a Universidade de Toronto são bem parecidas”, informou.
Os Estados Unidos foram representados pelo comissário de Melbourne e diretor do Florida Research Park e pela American Councils for International Education. De inciativa particular e com 5 mil estudantes, o Research Park também manifesta interesse em projetos de cooperação para desenvolvimento de pesquisas. Entre as áreas que chamam a atenção da universidade estão engenharia elétrica, mecânica, biologia e química.