Comemoração IB 45

 

O Instituto de Biologia da UNICAMP é uma das três primeiras unidades de ensino, pesquisa e extensão criadas na Universidade, e desde o seu início teve o privilégio de contar com excelentes profissionais no seu quadro de servidores docentes e não docentes. Ao longo dos seus 45 anos de existência, o IB passou por inúmeras transformações, sempre visando o aprimoramento de sua organização e mantendo seu compromisso com o saber, com a ética e com a sociedade, sendo uma instituição respeitada dentro e fora do país. O Instituto de Biologia é responsável pelos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Bacharelado e Licenciatura, e a partir do ano de 2004 passou também a ser responsável pelo Curso de Farmácia, em parceria com o Instituto de Química e a Faculdade de Ciências Médicas.
Sua pós-graduação abrange todas as grandes áreas das Ciências Biológicas: Biologia Celular e Estrutural, Biologia Funcional e Molecular, Biologia Vegetal, Ecologia, Genética e Biologia Molecular e Parasitologia, e seus objetivos visam a produção científica, tecnológica e cultural da formação de pesquisadores e profissionais de alto nível. No ano de 2009, um novo ciclo, que teve início no final de 2006, foi completado - a Reforma Departamental – e já em abril de 2009 o IB passou a funcionar com nova estrutura departamental, constituída de sete departamentos. Porém, durante o ano discutiu-se sobre a expansão da reforma, culminando, no início de 2010, com a fusão do Departamento de Microbiologia e Imunologia com o Departamento de Genética, Evolução e Biopatógenos. O IB passou então a ser formado por seis departamentos: DBEF - Biologia Estrutural e Funcional, DBQ - Bioquímica, DBV – Biologia Vegetal, DGEB – Genética, Evolução e Bioagentes, DHE - Histologia e Embriologia e DBA – Biologia Animal.
Esta reforma mostra que o IB amadureceu e perdeu o medo de fazer reformas profundas. Ainda que o processo tenha sido difícil para alguns ou em certas ocasiões, sabemos agora que podemos fazer reformas dessa magnitude. Certamente que existem críticas, mas estas existiriam qual fosse o modelo ou a estratégia adotada. E o mesmo acontecerá se viermos a fazer outras reformas. Mas, o mais importante dessa experiência é que descobrimos que podemos avançar em outros assuntos que precisam ser repensados no IB, a fim de tornar nossa unidade mais dinâmica e moderna.
Na Pós-Graduação, está prevista a implantação do novo programa de Pós-Graduação em Biociências e Tecnologia de Produtos Bioativos, da área de Farmácia, e a inserção de novas linhas de pesquisa, assim como a reestruturação do Programa de Pós-Graduação em Parasitologia, a ser implantado como Biologia Animal.
O Instituto ainda conta com quatro órgãos complementares: o Museu de Zoologia, Herbário UEC, a Biblioteca do IB e seu Laboratório de Microscopia Eletrônica.
 
Profa. Dra. Shirlei Maria Recco-Pimentel
Prof. Dr. Flávio Antonio Maës dos Santos