John Manuel Monteiro assume diretoria
do IFCH pelos próximos quatro anos

05/12/2012 - 10:51

John Manuel e Nádia Farage

Duo Instrumental

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) está agora sob nova direção. Foi empossado como diretor da Unidade na tarde desta última terça-feira o professor John Manuel Monteiro, para cumprir mandato de quatro anos (2012-2016). Ele substituirá a professora Nádia Farage, que esteve à frente do Instituto por oito anos, primeiramente como diretora associada e, ultimamente, como diretora.

A solenidade de posse foi acompanhada por professores, funcionários e alunos e por representantes de várias unidades da Unicamp. Um duo instrumental, composto pelo gaitista Rodrigo Eisinger e pelo violonista Ronaldo Gomes, fez uma apresentação musical.

John Manuel é professor titular da Unicamp. Nasceu em St. Paul, nos EUA, em 1956. Doutor em história da América Latina pela Universidade de Chicago, lecionou na Universidade da Carolina do Norte (EUA) e na Unesp. Foi pesquisador do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) e é professor de Antropologia no IFCH.

Calcado em sua experiência de 18 anos na Unicamp, John Manuel constatou que os departamentos do IFCH encolheram ao longo dos anos, sobretudo com as aposentadorias, mas que sobreviveram e têm dado suporte a um ensino de excelência. “Este Instituto sempre teve, tem e terá um papel de relevo. E, nos próximos quatro anos, estimularemos a criatividade e a erudição. Também creio que poderemos dar contribuições ao debate universitário de questões prementes como a internacionalização, por exemplo, tema sobre o qual certamente teremos algo a dizer em termos de conhecimento."

O novo diretor enfatizou que uma das maiores riquezas na Universidade é a diversidade e que procurará atender nesse período às opiniões divergentes. Agradeceu os diretores que deixaram o cargo, ressaltando que eles fizeram um trabalho louvável. “A professora Nádia e o professor Chalhoub (o diretor associado) firmaram as bases éticas aqui o tempo todo”, acrescentou.

Ao deixar o cargo, Nádia Farage foi sucinta. Preferiu não apontar os feitos como diretora. Antes, fez uma leitura crítica do contexto e muitos agradecimentos, em particular ao professor Sidney Chalhoub, com quem formou parceria em muitas das iniciativas. “O relatório do que foi feito estará na mesa do professor John Manuel e poderá servir de orientação para compreender as ações anteriores”, realçou. “Espero que os debates havidos floresçam e que John tenha êxito em sua gestão. Se ele precisar algum dia da gente, não duvide que o ajudaremos”.

Professor do IFCH e atual coordenador-geral da Universidade, o professor Edgar De Decca contou que foi professor de Nádia Farage e que ela sempre foi uma personagem irrequieta e inteligente, qualidades que todos os dirigentes devem ter, em sua opinião. Desejou uma boa administração ao professor John Manuel e pontou que as reflexões do seu discurso são desafios que a Unicamp já tem vivido na última década na área do ensino, pesquisa e extensão.

O reitor Fernando Costa frisou que o IFCH é um instituto muito importante na história da Universidade. “É um lugar de excelência, por onde passaram grandes personalidades do país e do exterior, de grande vulto e projeção”, assinalou, lembrando ainda que o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), em 1976, e que o Instituto de Economia (IE), em 1984, tiveram origem no IFCH.

Fernando Costa agradeceu a comunidade do IFCH, o professor empossado e os antigos diretores e aproveitou para evocar nomes de destaque na unidade como o dos professores Fausto Castilho, Michel Debrun, Newton Cardoso, Octavio Ianni, Florestam Fernandes, Paulo Sérgio Pinheiro, Maria Estella Bresciani e Daniel Hogan, entre outros. “Que a biografia dessas pessoas sirvam de inspiração a todos", concluiu.