Jornadas abrem comemorações aos 25
anos do Programa de Pós-Graduação do DPCT
06/12/2012 - 09:44
- Text:Monique Lopes
- Images:
Com o objetivo de realizar uma reflexão sobre o futuro do ensino e da pesquisa em Política e Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação e áreas afins nos próximos 25 anos, o Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica (PPG-PCT), vinculado ao Departamento de Política Científica e Tecnológica do Instituto de Geociências (DPCT/IG) da Unicamp, realiza nesta quinta (6) e na sexta-feira (7) as Jornadas em Política e Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento abre as comemorações aos 25 anos do PPG, que serão completados em 2013.
Durante a abertura do evento, no dia 5, foi lançado o livro Trajetória Institucional e Resumo das Dissertações e Teses do PPG-PCT/DPCT, organizado pela coordenadora do Programa, Maria Beatriz Bonacelli. Dividido em duas partes, a obra traz resumos das 290 teses e dissertações realizadas por alunos do PPG-PCT em 24 anos, além de uma análise do perfil e da trajetória dos ex-alunos do Programa, feita pela professora do Departamento Léa Velho e pela ex-aluna Maria Lígia Moreira. Segundo Léa Velho, por iniciativa própria, há anos o Departamento vem reunindo informações sobre seus ex-alunos, procurando acompanhar o rumo de cada um deles. Anos depois, a Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Profissionais de Nível Superior) passou a considerar este item como um indicador para avaliar os cursos de pós-graduação. A professora brincou com os presentes chamando a atenção dos alunos que para que esse trabalho continue obtendo êxito é preciso que todos atualizem constantemente seus currículos na plataforma Lattes, do CNPq. Esta é a principal fonte de informações sobre os egressos.
A professora Sandra Negraes Brisolla, recentemente aposentada, pioneira dos estudos sobre indicadores de C&T no país e líder do Laboratório de Indicadores de C&T do DPCT durante vários anos, foi a homenageada da noite. Ela foi uma das primeiras pesquisadoras do Núcleo de Política Científica e Tecnológica, que em 1988 se transformou no Departamento que no próximo ano completará 25 anos. Sua contribuição foi inestimável, principalmente para a área de indicadores de C&T, uma de suas linhas de pesquisa.
A professora chamou a atenção para o pioneirismo e a multidisciplinaridade do Programa, que conta com economistas, sociólogos, engenheiros e geólogos em seu corpo docente e entre os alunos. Destacou ainda temas que têm sido foco de estudos no Departamento, como os estudos sobre inovação e as pesquisas voltadas para a melhoria de vida da população brasileira. Sobre o aprimoramento dos cursos de pós-graduação do Programa nos últimos anos, salientou o reconhecimento dos esforços com a atribuição da nota 6, pela Capes, bem como a qualidade atestada de sua produção científica, na forma de publicação de artigos em revistas indexadas.
A programação desta quinta (6) conta com uma conferência sobre A Evolução do Campo dos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia e uma mesa-redonda sobre os Desafios para o Ensino e a Pesquisa em PGCTI nos próximos 25 anos. Encerram o evento, na sexta (7), apresentações de trabalhos de alunos e ex-alunos do PPG-PCT/DPCT. O Programa já formou 290 pesquisadores desde 1990 com o mestrado e de 1998 com o doutorado, e procura atender profissionais que buscam seguir carreira acadêmica, como pesquisadores ou professores, mas também aqueles que desejam atuar na gestão de ciência e tecnologia em instituições públicas e privadas do país e do exterior. O programa completo do evento pode ser consultado no site do IG e as inscrições para as Jornadas devem ser feitas através do e-mail: jornadaspgcti@ige.unicamp.br.
Serviço
Jornadas em Política e Gestão da Ciência, Tecnologia e Inovação
6 de dezembro, das 8h30 às 17h30
7 de dezembro, das 8h30 às 17 horas
Informações: jornadaspgcti@ige.unicamp.br