O potencial do esporte
como recurso educacional

06/12/2012 - 15:33

/
Livro: esporte na formação de jovens

Livro: esporte na formação de jovens

O autor, Paulo Montagner

O autor, Paulo Montagner

Obra é assinada também por Leopoldo Hirama

Obra é assinada também por Leopoldo Hirama

O potencial do esporte como recurso educacional perpassa todo o livro produzido a partir de pesquisa científica da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp. Algo para além de tirar as crianças da rua (Phorte editora), que acaba de chegar ao mercado, reflete sobre o esporte na formação de crianças e jovens da comunidade de Heliópolis, conhecida como uma das maiores favelas do Estado de São Paulo. A sua população está estimada em 120 mil pessoas. A obra é assinada pelo professor da FEF Paulo Cesar Montagner e pelo seu ex-aluno Leopoldo Katsuki Hirama. O livro originou-se a partir de estudo de mestrado defendido em 2008 na Unicamp. O lançamento oficial está previsto para fevereiro de 2013. 

Os autores traçam um panorama dos projetos esportivos de cunho socioeducativos desenvolvidos na comunidade de Heliópolis a partir de abordagem etnográfica e da metodologia da história oral. A obra é prefaciada pelo docente aposentado da FEF João Batista Freire da Silva. Ele escreve: “O que se lê neste livro é uma tentativa de apropriação do esporte para torná-lo um potencializador de possibilidades educacionais para uma vida cidadã, a fim de ampliar as oportunidades de vida digna, vida ética e de boa qualidade”. 

Autor de várias obras sobre educação e esporte, Joao Freire destaca, sobre a obra, “o tratamento científico dado a uma experiência de educação popular”. O pesquisador Leopoldo Katsuki Hirama trabalhou durante três anos em um projeto social na comunidade, morando, inclusive no local. Atualmente, ele leciona na Universidade Federal do Recôncavo Baiano. O seu mestrado foi orientado por Paulo Cesar Montagner, que atua no Departamento de Ciência do Esporte da FEF. 

“A obra trata muito particularmente dos conceitos de pertencimento, profundidade e continuidade dos projetos esportivos desenvolvidos na comunidade. Percebemos que a população critica a descontinuidade destes projetos. Algo muito importante em programas desta natureza é o que chamamos, na obra, de empoderamento, ou seja, o fato de o projeto dar poder à comunidade para que estas pessoas aprimorem e desenvolvam as atividades futuramente. Isto evita algo muito comum, que é o fato das pessoas ficarem dependentes dos agentes externos que chegam lá”, destaca o autor, Paulo Cesar Montagner. 

Ainda de acordo com ele, o tema possui interesse crescente no país. “A obra veio preencher lacuna importante. Esperamos que se torne referência na área”, admite. O livro está dividido em seis capítulos: O terceiro setor: panorama, conceitos e concepções; A pedagogia do esporte e os projetos socioeducativos; A investigação no campo; Memórias vividas; As vozes dos envolvidos: deixando de ser subterrâneas; e Considerações finais: buscando respostas ou ampliando para novos questionamentos. 

Sobre os autores

Leopoldo Katsuki Hirama
É natural de São Paulo-SP; é bacharel e licenciado em educação física e mestre em ciências do esporte pela Unicamp. Atualmente, é docente do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). É coordenador de projetos de extensão e pesquisa em pedagogia do esporte, publicando estudos nessa área relacionados aos temas: esporte educacional e educação moral.

Paulo Cesar Montagner
É natural de Campinas-SP; é doutor pela Unicamp. Exerceu o cargo de diretor da FEF/Unicamp entre os anos de 2006-2010. Publicou estudos na área de ciências do esporte, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos pedagógicos do esporte e ensino, iniciação e treinamento em educação física e esporte. Atualmente, é docente da FEF/Unicamp nos programas de graduação e pós-graduação. É diretor executivo da Funcamp, gestão 2010-2014, e coordenador científico do Grupo de Estudos Avançados em Esporte do CEAV/Unicamp.

Comentários

Já li o livro. É belíssimo, social e humanamente relevante. Constitui um hino da Pedagogia do Desporto. E testemunha o que é o genuíno fator de impacto de uma publicação, pondo a nu a fragilidade de um conceito exclusivista de 'impacto' que prolifera na academia, com manifesto prejuízo para o cumprimento da sua abrangente missão.

Prof. Cesar e Prof. Leonardo
Parabenizo-os pela iniciativa e pela perspectiva pedagógica dada à obra e aos temas atuais relacionados à educação dos jovens e potenciais atletas. Mais uma vez o trabalho da FEF mostra sua continuidade e interdisciplinaridade cultivada ao longo destes anos de trabalho na Unicamp.
Mara Patricia Chacon Mikahil