Teresa Ranieri encerra participação no Programa Artista-Residente com o espetáculo Corpus
A artista-residente Teresa Ranieri encerra a sua participação no Programa Artista-Residente com a apresentação do espetáculo "Corpus" no dia 6 (20 horas) e no dia 7 de dezembro (12h30 e 19 horas), no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O projeto conta com a participação de 30 alunos do curso de Dança do Instituto de Artes (IA). O evento é gratuito.
O espetáculo - Propõe retratar o universo do corpo em suas inúmeras facetas:corpo como instrumento, corpo como efêmero, como transcendência dos sentimentos, corpo como indivíduo, como fragmento, como carne, como objeto de manipulação, matéria, fragilidade e vulnerabilidade. O corpo constantemente retrata necessidades, tensões, prazeres mas em contraposição também esconde e guarda dores, vergonhas e medos. Corpus retrata, justamente, essas multifacetas trabalhando com questões humanas inerentes ao corpo que dança na tentativa de valorizar as sua individualidade. O processo criativo de Corpus desenvolveu-se como um caminho intuitivo, muito mais que puramente racional, onde a valorização da evolução pessoal e das relações humanas possibilitou uma rica troca de experiências entre coreógrafa e bailarinos e dos bailarinos entre si. O diálogo entre dança e artes visuais, com influencia dos sons produzidos corporalmente em cena, gera uma sensibilidade à novas formas de relacionamento com o corpo. Partindo disso é que a criadora Teresa Ranieri expõe um trabalho de pesquisa pessoal mais profundado, em diálogo com o trabalho performativo, ajudando no crescimento artístico dos envolvidos no projeto.
A artista - Nascida em Bari (Itália), Teresa Ranieri recebeu a sua educação em dança, entre Itália e França. Mais tarde licenciou-se em pedagogia de dança e pesquisa de movimento pela Bruckner Universität, em Linz (Áustria). Em 1985 mudou-se para a Alemanha para dançar como solista em variados teatros e coreógrafos (Amanda Miller, Rui Horta, Jacopo Godani,
William Forsythe) entre outros. Desde 2004 é professora convidada na área de dança contemporânea e coreografia tanto em Antwerpen (Bélgica), como na Bruckner Universität (Áustria) e Escola Superior de Dança de Lisboa (Portugal), onde se tornou parte integrante da faculdade desde 2010. Ainda em 2004 ganhou prêmio em competição coreográfica em Stuttgart (Alemanha), com a peça "Libero arbitrio". A artista também já atuou como coreógrafa convidada em diversas companhias na Alemanha e Áustria. Paralelamente fez várias residências artísticas no Centro Coreográfico "O espaço do tempo", em Montemor-o-novo (Portugal), onde produziu as suas próprias performances. Com a suas ultimas peças "In the land o p..." e "Anacronia" foi convidada para inúmeros festivais em Portugal, Alemanha, Áustria, Itália e Brasil, ao mesmo tempo que era uma figura ativa no panorama da dança portuguesa. Entre agosto e dezembro deste ano foi convidada pela Unicamp para desenvolver projetos artísticos e pedagógicos em vários departamentos.