Universidade de Minho, Portugal, procura
fortalecer as suas relações com a Unicamp

06/12/2012 - 16:49

/
A comitiva busca dupla diplomação

A comitiva busca dupla diplomação

Serpa recebe a comitiva portuguesa

Serpa recebe a comitiva portuguesa

Institucionalizar as relações existentes com a Unicamp, promover o contato direto entre pares na pesquisa, reforçar áreas de cooperação em curso,  identificar novas áreas de interesse e sinergias, além de discutir propostas concretas de colaboração. Foi com esses objetivos que dirigentes da Universidade de Minho, Portugal, visitaram o câmpus de Campinas na manhã desta quinta-feira (6). Mas o encontro redundou também em outras relações. Surgiu, por exemplo, a ideia de pôr em execução um programa de dupla diplomação em parceria, cujos detalhes serão melhor avaliados por ambas as instituições, como verificar os cursos que são compatíveis.

Essa comitiva portuguesa veio para uma reunião de rotina no Brasil, mas esteve na Unicamp pela primeira vez, mostrando-se impressionada com o êxito da instituição. O grupo segue para Goiânia a fim de participar de algumas conversações com um instituto federal localizado na Capital.

O vice-reitor para o Ensino e Investigação de Minho, Rui Vieira de Castro; o presidente da Escola de Engenharia, Paulo Pereira; e a presidente da Escola de Ciências, Estelita Vaz, foram recebidos pelo dirigente da Coordenadoria de Relações Institucionais e Internacionais (Cori) Luiz Alberto Serpa na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG).

As deliberações envolveram ainda as participações da assessora da Pró-Reitoria de Graduação, Eliana Amaral, do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, José Maria Campos dos Santos, da coordenadora de Pós-Graduação do Instituto de Biologia (IB), Sandra Guerreiro, e do diretor associado do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), Newton Frateschi.
 
A Universidade de Minho é uma instituição nova, mas que já se projeta em seu país, quase tanto como as tradicionais Universidades de Lisboa, de Coimbra e do Porto. Tem cerca de 20 mil alunos. Já manteve uma longa parceria com a Universidade de Campinas mediante o projeto Erasmus Mundus ISAC, com prazo de duração indeterminado. Esse projeto foi criado pela União Europeia e prevê a mobilidade acadêmica para alunos de graduação, pós-graduação e docentes, entre 40 instituições brasileiras e da Europa.