Eduardo Okamoto e Antônio Salvador são
os melhores atores pelo APCA 2012

13/12/2012 - 16:18

Salvador e Okamoto em cena de 'Recusa'A atuação no espetáculo Recusa rendeu o prêmio de melhores atores de 2012 da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) a Eduardo Okamoto, professor do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp, e Antônio Salvador, graduado pela mesma universidade.

Em Recusa, Okamoto e Salvador são índios, na mais perfeita incorporação da língua, dos cantos e dos mitos. O espetáculo da Cia Balagan aborda o universo da cultura ameríndia, a partir de um trabalho de pesquisa. O trabalho foi enriquecido com a visita dos atores à aldeia Suruí, em Rondônia, onde passaram dez dias realizando a atividades diárias da população.

Recusa é um trabalho de pesquisa acadêmica resultado num espetáculo cênico com repercussão positiva entre o público e a crítica durante três meses em cartaz. Diante disso, mais que um reconhecimento pela atuação, Okamoto recebe o prêmio como um retorno aos três anos e meio de pesquisa de todo o grupo envolvido em sua produção. Maria Thais, diretora do espetáculo, é docente na Universidade de São Paulo (USP) e foi professora de Okamoto na Unicamp.

Okamoto concluiu graduação em artes cênicas em 1998, mestrado em 2001 e doutorado em 2009. Em setembro, assumiu o cargo de docente no Instituto de Artes (IA) da Unicamp.