Funcionários terão bolsas
para cursos da Extecamp

13/12/2012 - 10:24

/
Roberto Paes, Gláucia Lorenzetti e João Meyer

Roberto Paes, Gláucia Lorenzetti e João Meyer

Reunião com representantes de treinamento na AFPU

Reunião com representantes de treinamento na AFPU

A Unicamp concederá bolsas de estudos para que os seus funcionários participem de cursos oferecidos pela Escola de Extensão (Extecamp). O benefício será válido para funcionários não docentes e servidores da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp (Funcamp). A Escola de Extensão oferece mais de 1,5 mil cursos por ano, nas modalidades de especialização, extensão e a distância. Serão concedidas até cinco vagas por curso. Serão liberadas aos funcionários apenas as vagas não preenchidas depois de atingido o número de inscrições previsto para o curso. 

As bolsas correspondem a dois terços do valor do curso, informou Gláucia Beatriz Freitas Lorenzetti, diretora da Agência para Formação Profissional da Unicamp (AFPU). O órgão será responsável por gerenciar as solicitações dos funcionários. (veja orientações).  Gláucia Lorenzetti explica que o valor corresponde, em média, aos custos e despesas básicas, como o pagamento de taxas e material didático, além das emissões de boletos e certificados.  

A diretora da AFPU participou na quarta-feira (12) de reunião com os representantes de treinamento das Unidades de Ensino e Pesquisa da Universidade. “A seleção caberá à AFPU. E o conteúdo do curso escolhido deverá estar pertinente à atividade do funcionário, de modo que isso possa ser aplicado nas suas atividades profissionais”, informou.

A concessão de bolsas foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Extensão (Conex) da Unicamp, ressaltou o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, João Frederico da Costa Azevedo Meyer. A medida representa, na opinião do pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Roberto Rodrigues Paes, uma ação permanente para a qualificação dos funcionários. “Identificamos a necessidade de estarmos contribuindo, ainda mais, para a formação permanente dos nossos colegas funcionários. Neste entendimento, buscamos viabilizar a participação nos cursos da Extecamp. E estamos fazendo isso de uma maneira integrada por meio da AFPU e da Escola de Extensão”, explicou. A AFPU está vinculada à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário; e a Escola de Extensão é ligada a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac). 

Seguro
Outra medida anunciada por Gláucia Lorenzentti durante a reunião de quarta-feira foi a inclusão de seguro pessoal para todos os funcionários que participam de eventos e cursos externos apoiados pelo órgão. Cabe à AFPU o planejamento e execução das ações institucionais destinadas ao desenvolvimento e qualificação de servidores. Houve também, de acordo com a diretora, a reformulação de formulários, prazos para solicitações e disponibilização de informações aos funcionários referentes aos cursos e eventos apoiados pelo órgão.