Centro de Computação
completa 45 anos

17/12/2012 - 16:48

/
Público acompanha evento

Público acompanha evento

Homenagem aos servidores

Homenagem aos servidores

Reitor destaca importância do órgão

Reitor destaca importância do órgão

Um dos órgãos mais antigos da Unicamp celebrou nesta segunda-feira (17) os seus 45 anos. O relevo da sua fundação, em 1967, foi marcado pela aquisição do IBM 1130, um dos primeiros computadores lançados no Brasil. Na época, a Universidade investiu mais 200 mil dólares pela máquina. Em pouco mais de quatro décadas o computador virou peça de museu e é lembrado com nostalgia e reflexão pelos funcionários do Centro de Computação (CCUEC) da Unicamp. 

“Nós guardamos com muito carinho estas lembranças. Embora eu não estivesse na Unicamp neste período, convivi com os mesmos computadores em outras universidades pelas quais atuei. Hoje, nós vamos ao museu, vemos a máquina física e ainda conseguimos relembrar. Mas, no futuro próximo, com a evolução da tecnologia, o que será que vamos relembrar da computação, já que tudo está ficando virtual? O que nós vamos ter para mostrar em um museu daqui a 45 anos?”, questiona o superintendente do órgão Marco Aurélio Amaral Henriques, que atua como docente no Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp. 

Ao lado do reitor da Unicamp, Fernando Ferreira Costa, o diretor homenageou diversos servidores e ex-funcionários do órgão. A cerimônia aconteceu no auditório do Centro de Computação. Na ocasião, foram lançados um site e um vídeo comemorativos dos 45 anos. Fundando em 10 de novembro de 1967, com o nome de Centro de Processamento de Dados, o CCUEC está vinculado, atualmente, à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU). Sua missão é prover soluções de tecnologia de informação e comunicação para a Universidade.

Destacando as suas atividades, que “acompanharam a evolução da Unicamp”, o reitor Fernando Costa ressaltou a importância do órgão. “É uma honra participar desta cerimônia. Sem os serviços essenciais oferecidos pelo CCUEC a toda a Unicamp, a Universidade seria incapaz de conduzir com excelência sua missão de educar e formar pessoas; realizar pesquisas do mais alto nível; e transferir conhecimento em benefício da sociedade”, relacionou. 

O pró-reitor de Desenvolvimento Universitário evidenciou, por sua vez, a dimensão dos serviços realizados pelo Centro de Computação. “É um orgulho muito grande estar aqui. Nada acontece na Unicamp se não passar, direta ou indiretamente, pelo CCUEC. Isso demonstra a importância deste órgão para o desenvolvimento da Universidade. Parabéns a todos vocês que construíram esta história”, disse aos funcionários presentes. 

Marcelo Knobel, pró-reitor de Graduação, afirmou que o campo da tecnologia da informação “merece cuidado especial por parte da Universidade”. “Os avanços nesta área são impressionantes. E a Unicamp tem no Centro de Computação um dos órgãos pioneiros. Parabéns a todos os funcionários que, com dedicação, desenvolvem os trabalhos nesta área de maneira tão excepcional”, cumprimentou. A superintendente associada, Alice Midori Okusigue, também compôs a mesa de autoridades.