Mural de mosaicos a céu aberto é
inaugurado no Instituto de Química

17/12/2012 - 12:32

/
Descerramento de placa do Mural

Descerramento de placa do Mural

Visão panorâmica dos murais

Visão panorâmica dos murais

Mural de Mosaico

Mural de Mosaico

Mural de Mosaico

Mural de Mosaico

Mural de Mosaico

Mural de Mosaico

Roberto Paes, pró-reitor da PRDU

Roberto Paes, pró-reitor da PRDU

Roberto Paes, pró-reitor da PRDU

Roberto Paes, pró-reitor da PRDU

Professor Sabbadini apresenta os murais

Professor Sabbadini apresenta os murais

Professor Watson Loh, diretor do IQ

Professor Watson Loh, diretor do IQ

Parte da equipe que trabalhou no projeto

Parte da equipe que trabalhou no projeto

A arquiteta Nelly e o professor Aécio

A arquiteta Nelly e o professor Aécio

O Instituto de Química (IQ) da Unicamp, que neste ano está ultimando as comemorações dos seus 45 anos de existência, inaugurou na manhã desta segunda-feira (17) dois projetos que vinham sendo "tecidos" ao longo dos últimos anos: um mural de mosaicos e um elevador para suprir as necessidades da unidade. A inauguração foi efetuada também dentro do contexto do Ano Internacional da Química (AIQ), festejado em 2011, cujo intuito foi comemorar mundialmente as contribuições desta ciência para o bem-estar da humanidade.

A cerimônia de descerramento das obras foi realizada no auditório do IQ (17) e teve a presença do reitor da Universidade Fernando Costa, de pró-reitores, do diretor do Instituto Watson Loh, de autoridades e da comunidade universitária.

Situado num boulevard, que deve ser inaugurado no próximo ano - com a transformação, em calçadão, da rua Josué de Castro, que divide as duas quadras tomadas pelos prédios do IQ -, foi criado um mural de mosaicos permanente, verdadeira obra de arte assinada pelas arquitetas Nelly Nahum e Camilla Santino, a qual retrata a contribuição da Química para a sociedade. São 200 metros quadrados de intervenção, numa área total de 400 metros quadrados.

O mural foi idealizado por um grupo de professores, entre eles Edvaldo Sabbadini, Adriana Vitorino Rossi e Marcelo Ganzarolli, e se tornou possível, conforme Watson Loh, graças ao apoio irrestrito do professor colaborador do IQ, Aécio Pereira Chagas, que explicou às arquitetas como esse trabalho permanente deveria resultar.

A obra, financiada majoritamente pelas empresas Valle, 3M e Natura, foi dividida em temáticas. O público, ao visitá-la, se dará ao exercício de decifrá-las, já que os mosaicos são melhor percebidos a distância. O Big Ben e a Tabela Periódica são exemplos do que foi "desenhado" nos azulejos, comenta Watson Loh.

De acordo com Fernando Costa, o Mural do IQ já está inclusive servindo de modelo a outras obras semelhantes na Universidade, como as praças da Reitoria e a do Ciclo Básico. “Parabenizo aos encarregados na transformação do painel em obras de arte. Temos agora a nossa disposição a história da ciência a céu aberto”, comentou.

O elevador, construído com verba da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp), se prestará a fazer o transporte tanto de equipamentos e materiais de laboratório quanto de pessoas com deficiência. “Esse recurso (o elevador) é uma antiga demanda dos funcionários e agora temos alguns alunos e funcionários com necessidades de acessibilidade, o que abre as portas para essa realidade”, acredita o professor Antonio Cláudio Herrera Braga, diretor-associado do IQ. Herrera lembra ainda que o instituto também contará com obras de paisagismo, o que complementará os investimentos.

Contribuições
O pró-reitor de Graduação Marcelo Knobel parabenizou o IQ pela qualidade das comemorações, sobretudo pelo evento Química em Ação e pela sua ativa participação no ensino de química particularmente na graduação.

O pró-reitor de Desenvolvimento Universitário Roberto Rodrigues Paes salientou o papel que o IQ desempenha no país e no exterior, no ensino, na pesquisa e na extensão. Também falou da importância de se priorizar espaços de convivência e de acessibilidade, "já que 14% da população brasileira tem algum tipo de deficiência", disse.

O reitor Fernando Costa ressaltou que a Química é uma das unidades mais renomadas da Unicamp e um dos marcos na história como um dos maiores centros de pesquisa. Segundo ele, o IQ tem feito muito bem a interação com o setor industrial e é um dos maiores patenteadores da instituição, desempenhando uma importante liderança nessa área de propriedade intelectual.

Comentários

Este mural temático só foi possível através de uma elaboração multidisciplinar e da integração entre todos os que de sua elaboração participaram. Além de enriquecer a paisagem deste novo calçadão as imagens representadas no mural são uma provocação à discussão, ao ensino e aprendizagem, à observação,à interpretação e à curiosidade. Mostrar a influencia dos conhecimentos e a importância da química para a vida cotidiana através de um mural a céu aberto foi um desafio para a arquitetura deste projeto, que transformou a monotonia de um longo muro de contenção em uma lousa de aula interativa e instigante.
Parabéns à diretoria do IQ, ao corpo de professores,as empresas patrocinadoras, aos funcionários da UNICAMP e a todos que apoiaram e contribuíram para a realização deste mural; gratas pela compreensão e paciência de todos os que vivenciaram a sua execução.
As arquitetas
Nelly Nahum
Camilla Santino

Minha admiração pelas arquitetas Nelly Nahum e Camilla Santino. Parabéns à Universidade por envolver o conhecimento com a Arte! Arqta. Mirtes Luciani