Unicamp firma convênio de cooperação
com a universidade holandesa TU Delft

17/12/2012 - 16:07

/
O príncipe da Holanda durante solenidade em SP

O príncipe da Holanda durante solenidade em SP

Edifício da TU Delft

Edifício da TU Delft

Edifício de Geociências da TU Delft

Edifício de Geociências da TU Delft

Estudantes da TU Delft

Estudantes da TU Delft

Um importante convênio de cooperação entre a Unicamp e a Universidade TU Delft acaba de ser firmado. A solenidade, que aconteceu recentemente no prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Capital, reuniu autoridades ilustres, entre elas o príncipe da Holanda, Willem-Alexander, que inaugurou a representação da Universidade Técnica holandesa, a TU Delft, e a BE-Basic, no Brasil. A BE-Basic é um consórcio público-privado composto pelas principais universidades, institutos de pesquisa e empresas holandesas.

A cerimônia teve lugar durante um seminário sobre a Economia Biobased, organizado pelo Ministério de Assuntos Econômicos, Agricultura e Inovação. O acordo teve como signatários o coordenador-geral da Universidade Edgar De Decca, da parte da Unicamp, e o reitor da Universidade de TU Delft

A ideia é consolidar as relações já existentes entre as duas instituições. Foi acordado, nos termos do contrato, uma parceria em ensino, pesquisa e extensão com duração de quatro anos, envolvendo os cursos de pós-graduação e projetos de pesquisa conjuntos.

De acordo com o professor da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) Gustavo Paim, responsável pelo convênio da parte da Unicamp, a expectativa é manter e aprofundar o nível de colaboração, já que a TU Delft tem uma história de 12 anos de colaboração com a Universidade de Campinas, através da FEQ. Biomassa é uma das suas áreas de interesse. A TU Delft foi fundada em 1842 com uma forte tradição na área técnica. Possui oito faculdades e diversos institutos.