Revista
Times Higher
Education
destaca
Unicamp

18/12/2012 - 16:36

Revista britânica Times Higher Education (THE)

A Unicamp mereceu destaque em reportagem de capa da revista britânica Times Higher Education (THE), datada do último dia 13, sobre o atual momento do ensino superior no Brasil. Segundo a THE, que é especializada no assunto e responsável pela publicação de um dos mais conhecidos rankings internacionais de universidades, acadêmicos e políticos de todo o mundo estão cada vez mais interessados nas instituições brasileiras de ensino superior, na expansão da produção científica nacional, na existência de "generosos" recursos para financiamento de pesquisa e na disposição do país para estabelecer parcerias internacionais. O cenário aqui, ressalta a revista, contrasta com o que se vê na Europa e nos Estados Unidos, onde os cortes de verbas têm sido frequentes.

A reportagem da THE, assinada pela jornalista Elizabeth Gibney, chama a atenção para alguns dos elementos que, segundo o reitor Fernando Costa, demonstram que a Unicamp compete entre as melhores universidades do mundo – entre eles, o aumento da proporção de artigos científicos de pesquisadores da Universidade publicados em revistas indexadas de prestígio, para 70% do total; e o fato de todos os docentes serem submetidos a avaliações periódicas de desempenho, independentemente do nível da carreira acadêmica em que estiverem enquadrados. "Você não encontrará isso em outra universidade", disse Fernando Costa à jornalista, que o entrevistou no último mês de outubro durante visita à Unicamp.

O assunto para o qual a reportagem dá mais ênfase ao falar da Unicamp, no entanto, é a questão da inclusão social nas universidades brasileiras.  "[O reitor Fernando] Costa argumenta que programas planejados para ajudar alunos inferiormente representados a alcançar os padrões acadêmicos necessários para que tenham êxito na universidade são muito melhores [do que a introdução de cotas]", escreve a jornalista. "Sua instituição está testando um programa que recruta os melhores alunos de cada escola pública da cidade de Campinas para um curso fundamental de dois anos que os prepara para os estudos universitários", acrescenta, referindo-se ao Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS), que visa a promover a inclusão social sem abandonar o critério do mérito.

A reportagem também apresenta a visão do reitor da Unicamp a respeito da crescente pressão para que se amplie o acesso ao ensino superior no Brasil, tendo em vista que apenas 16% dos jovens do país chegam à universidade – uma proporção bem menor do que a média entre os membros da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). "Costa é otimista", diz o texto. "Sua universidade é uma dentre várias no estado de São Paulo que consideram um plano para evoluir para um sistema de universidades confederadas, moldado no sistema da Universidade da Califórnia." Essa mudança, explica o texto, proporcionaria aos bons alunos de origem humilde uma oportunidade de transitar dentro do sistema, pensado para reunir universidades de pesquisa, instituições de ensino técnico e as "muito necessárias" faculdades comunitárias.

A jornalista da THE, que também entrevistou representantes de outras universidades e de agências de fomento brasileiras, encerra a reportagem citando o reitor da Unicamp. Segundo o texto, Fernando Costa reconhece que as emergentes universidades de classe mundial do Brasil talvez só possam dar continuidade à sua ascensão se demonstrarem estar fazendo sua parte para lidar com a desigualdade. Nas palavras do reitor, o governo estadual "está convencido" da necessidade de manter o financiamento para as universidades paulistas, que, por sua vez, sabem que precisam aumentar a diversidade de seus alunos. "Estamos tentando", finaliza Costa.

A reportagem completa, em inglês, pode ser lida no site da THE