André Tosello é lembrado
nos 45 anos da FEA
19/12/2012 - 16:05
- Text:
- Images:TV Unicamp
- Images Editor:
O agrônomo e cientista André Tosello (1914-1982) fomentou no Brasil e América Latina, a partir de 1967, a figura de um profissional imprescindível para a aplicação de recursos tecnológicos no ramo alimentício. A formação de engenheiros de alimentos no país só foi possível graças à determinação e pioneirismo de Tosello. Coube a ele a implementação, naquele ano na Unicamp, da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), sob o nome inicial de Faculdade de Tecnologia de Alimentos. O agrônomo e cientista, mesmo ‘in memorian’, foi o ‘protagonista’ da comemoração dos 45 anos da FEA, realizada nesta quarta-feira (19).
VÍDEOS
Fernando Costa
Vivaldo Silveira Junior
“A Faculdade de Engenharia de Alimentos é considerada pioneira nesta área graças ao nosso idealizador, o professor André Tosello. Até então não existia o profissional engenheiro de alimentos. Foi realmente uma grande inovação, que possibilitou o desenvolvimento de toda uma área de processamento e conservação de alimentos. Esta área acabou sendo essencial para a nossa sobrevivência”, destacou Vivaldo Silveira Junior, diretor da FEA. André Tosello foi também um dos fundadores do Centro Tropical de Pesquisas e Tecnologias de Alimentos, que posteriormente daria origem ao Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL).
Presente à cerimônia, Pedro Afonso Tosello descerrou o quadro com a imagem e o nome do seu pai como fundador e primeiro diretor da FEA. O filho de André Tosello foi acompanhado pelo reitor Fernando Ferreira Costa e pelo atual diretor, Vivaldo Silveira Junior. Além da inauguração da galeria de quadro de ex-dirigentes, houve homenagens aos funcionários, representados por Cícera de Souza Almeida.
Também foi lançado um livro digital sobre a história da Faculdade, produzido pelo jornalista Antônio Carlos Seganti Santomauro e pela designer Ana Basaglia. Ao final, o trio Albano Sales, Flávio Corilow e Bruna Volpi fizeram uma apresentação musical ao público. O evento aconteceu no auditório da FEA.
O reitor Fernando Costa disse que André Tosello e Iracema de Oliveira Morais, primeira ex-aluna a assumir o cargo de diretora da FEA, certamente “inspirarão as futuras gerações de engenheiros de alimentos formados por esta escola”.
Fernando Costa parabenizou toda a comunidade da FEA pelos 45 anos, ressaltando o pioneirismo da Unidade. “É uma honra celebrar os 45 anos da Faculdade de Engenharia de Alimentos na companhia de tantas pessoas importantes na história desta vibrante Unidade de ensino e pesquisa, pioneira na América Latina em sua área de atuação. Gostaria de cumprimentar os atuais professores, funcionários e os mais de mil alunos da FEA, que contribuem diariamente para a manutenção do elevado nível de excelência alcançado pela Faculdade em todas as atividades da Universidade: ensino, pesquisa e extensão”.