Vestibular: 2ª fase começa tranquila

13/01/2013 - 19:07

"Absolutamente tranquilo" foram as palavras utilizadas pelo professor Maurício Kleinke para definir o primeiro dia de provas da segunda fase do Vestibular Unicamp 2013. O coordenador da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp concedeu entrevista coletiva às 17h30 deste domingo (13), logo após a aplicação das provas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (12 questões) e de Matemática (12 questões). 

“Não tivemos nenhuma ocorrência grave. De modo geral, a prova foi bastante tranquila. Eu espero que os outros dias também sejam calmos”, relatou Maurício Kleinke. De acordo com ele, o número de abstenções atingiu 12,2%, um aumento em relação ao ano passado, cujo índice foi de 10,7%. “Todos os índices de ausências do Vestibular aumentaram em relação aos números de 2012”, constatou Kleinke. Ele apontou a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (SISU), do Ministério da Educação (MEC), como um dos fatores para o aumento. (Veja o quadro comparativo por cidade). 


Ao todo, 13.478 candidatos realizaram as provas da segunda fase, que seguem até terça-feira (15) em 18 cidades: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Salvador, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.  

A duração da prova é de quatro horas em cada um dos dias. O acesso aos locais de prova será permitido impreterivelmente até as 13 horas. Os candidatos concorrem a 3.444 vagas em 68 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp – Faculdade pública de Medicina de São José do Rio Preto. 

Provas
Na opinião do coordenador da Comvest, as provas deste domingo mantiveram as características dos certames já realizados pela Unicamp. “Na de português, metade foi sobre linguagem e a outra metade sobre literatura. Para este ano, eu acredito que a prova de português esteja um pouco mais ‘leve’ em relação aos outros anos. Já a de matemática, começa com algumas questões relativamente fáceis, sendo que as questões finais ficaram um pouco mais ‘secas’”, comparou.


Veja as provas da segunda fase

Orientações para os próximos dias
A segunda fase é constituída de cinco provas. Os candidatos respondem a 24 questões dissertativas a cada dia de prova, sendo:

1º dia (13/1) – Prova de Língua Portuguesa e de Literaturas da Língua Portuguesa (12 questões) e prova de Matemática (12 questões);
2º dia (14/1) – Prova de Ciências Humanas e Artes (18 questões) e prova de Língua Inglesa (6 questões); 
3º dia (15/1) – Prova de Ciências da Natureza (24 questões).

Todos os candidatos aprovados devem fazer todas as provas da segunda fase, independentemente do curso escolhido. Os candidatos aos cursos com provas de habilidades específicas (que serão realizadas entre os dias 21 e 24 de janeiro) deverão consultar as orientações para a realização dos exames, como locais e horários, na página da Comvest na internet. Os cursos que exigem provas de habilidades específicas são Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música.

O que levar para a prova
Atenção: é proibido que os candidatos entrem nas salas de prova portando celulares. O candidato que for pego com celular (ainda que desligado e/ou sem bateria), durante a realização das provas, será eliminado do Vestibular Unicamp. Para evitar transtornos em sala, os candidatos flagrados com celular serão informados da eliminação, posteriormente, após análise e parecer da coordenação da Comvest sobre os casos registrados em ata. Na primeira fase do Vestibular Unicamp 2013, 103 candidatos foram eliminados por descumprirem com a regra. Não haverá lugar para guardar o celular.

Os candidatos deverão levar o original do documento indicado na inscrição, caneta esferográfica de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha, uma pequena régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio analógico para controlar o tempo.