Vestibular: balanço e expectativa

15/01/2013 - 16:53

/
Vestibulandos à espera da última prova

Vestibulandos à espera da última prova

Lucas: para conviver com gente das Artes Visuais

Lucas: para conviver com gente das Artes Visuais

Damaris, que quer trocar a UFSCar pela Unicamp

Damaris, que quer trocar a UFSCar pela Unicamp

Felipe: buscando um dos melhores cursos do país

Felipe: buscando um dos melhores cursos do país

Gustavo, que abriu mão de uma vaga na Unesp

Gustavo, que abriu mão de uma vaga na Unesp

Juliana: “É uma porta de entrada para ensinar”

Juliana: “É uma porta de entrada para ensinar”

Estudantes ouvidos pelo Portal da Unicamp fizeram um balanço dos dois primeiros dias da 2ª fase do Vestibular 2013 e mostraram-se otimistas em conquistar uma vaga na Universidade, antes de entrarem para a prova de Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), que encerrou a maratona. Agora, apenas os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música é que ainda precisam enfrentar as provas de habilidades específicas, entre os dias 21 e 24 de janeiro. 

Este é o caso de Lucas Avelino de Melo, que vê boas chances de ingressar em Artes Visuais. “Considerei as provas dos dois primeiros dias fáceis em relação ao conteúdo, mas muito trabalhosas. Tenho facilidade em Humanas e espero ter um rendimento acima da média hoje: Biologia é uma matéria que domino, sou razoável em Química e, apesar dos problemas em Física, acredito pontuar”, previa o vestibulando. “O que mais espero no Instituto de Artes não está na parte intraclasse, busco mais a convivência com pessoas que estão no meio para aprofundar meu conhecimento da área.” 

Damaris Ferreira já faz Enfermagem na UFSCar, mas quer vir para o mesmo curso na Unicamp. “Minha família é de Campinas e tenho vontade de voltar a morar aqui. Estou gostando do método da UFSCar e espero encontrar o mesmo”, justifica, explicando que passando neste Vestibular, deverá trazer seu currículo para que seja feita a equivalência de disciplinas. “Até agora, achei que Português estava possível e Matemática mais difícil. Em Ciências Humanas e Língua Inglesa, até que fui bem, e hoje espero fazer uma boa prova, que tem peso três no meu curso. Estou otimista, sim.” 

Felipe Demolin, que está prestando para Engenharia Elétrica, considerou difíceis as provas anteriores, compatíveis com o nível da Unicamp. “Encontrei dificuldades em Português e em Humanas porque estão fora da minha área; estou me saindo bem em Exatas até agora. Hoje também espero me sair bem, já que foi o que mais estudei, mas sei que vai ser uma prova difícil. Estou otimista e minha expectativa é de entrar em um dos melhores cursos de Elétrica do Brasil.” 

Torcendo pelo ingresso em Gestão de Empresas na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), Gustavo Pupo Nogueira admitiu que se sentia um pouco desconfortável para a prova de Ciências da Natureza. “Não é minha área, mas preciso acertar o máximo. Uma vantagem é que a prova tem peso um para o meu curso. Eu tinha que garantir o primeiro e o segundo dia, já que Matemática tem peso dois e Humanas, peso três”, afirmou com confiança. “No ano passado também prestei o Vestibular, mas não passei; passei na Unesp e abri mão da vaga para voltar a tentar a Unicamp. Para mim é muito importante ingressar nesse curso.”  

Juliana Fronckowiak não sabia bem o que prestar, acabando por escolher a Educação Física por ser atleta e jogadora de vôlei. “Acompanhei o fluxo. Mas gosto muito de ensinar e esse curso é uma porta de entrada”, disse a estudante, que também está acreditando na vaga. “Até agora está tranquilo. Achei a prova de Matemática a mais difícil, pois englobou vários assuntos e isso me surpreendeu. Demorei um pouco para responder às questões e deixei duas em branco. Português foi uma prova interessante, sendo que a parte de literatura trouxe muitos temas que vimos no último ano do ensino médio. A de hoje é a que tem maior peso e espero que seja a melhor de se fazer.”