Espinheira santa, objeto da 1ª
tese defendida em Biociências e
Tecnologia de Produtos Bioativos
22/01/2013 - 12:39
- Text:
- Images:
- Images Editor:
Alyne Grasiela Teixeira é autora da primeira tese defendida dentro do Programa de Pós-Graduação em Biociências e Tecnologia de Produtos Bioativos (BTPB), que foi criado em 2010 com sede no Instituto de Biologia. Orientada pelo professor Marcos José Salvador, que coordena o programa, a pesquisadora apresentou nesta terça-feira a dissertação de mestrado intitulada “Extratos secos em leito de jorro das folhas de Maytenus ilicifolia: elaboração de formulações tópicas, caracterização química e avaliação da atividade antioxidante”.
“Minha tese visou ao desenvolvimento de formulações de uso tópico à base de extrato das folhas de Maytenus ilicifolia, planta conhecida como espinheira santa e popularmente usada para úlcera gástrica e afecções da pele”, adiantou Alyne Teixeira momentos antes da defesa. “Procuramos caracterizar a parte química e também avaliamos a atividade antioxidante tanto do extrato como das formulações.”
Segundo Alyne, a aplicação na pele é um novo uso para a Maytenus ilicifolia, que já está presente em um medicamento para gastrite registrado na Anvisa por uma empresa farmacêutica de fitoterápicos, mas apenas na forma de comprimidos. “Os resultados foram positivos e bastante satisfatórios, e ainda obtivemos a atividade antioxidante que queríamos. Esse estudo abre perspectiva para vários outros, inclusive sobre a ação anti-inflamatória in vivo, visto que esses testes foram in vitro.”
O professor Marcos Salvador explicou que o programa em BTPB da Unicamp faz parte do Comitê da Área de Farmácia na Capes e está focado em fármacos, medicamentos e insumos para a saúde. “É um programa bem próximo do curso de graduação em farmácia. Temos três linhas de pesquisa, envolvendo as principais áreas das ciências farmacêuticas: uma linha voltada para o planejamento de fármacos, outra para a prospecção de moléculas bioativas e avaliação da atividade biológica, e a terceira mais centrada em pesquisa e desenvolvimento de formulações e controle de qualidade. Estamos com cerca de 30 alunos de mestrado e 15 de doutorado”.